Grêmio – A trajetória vitoriosa de Renato Portaluppi em jogos eliminatórios como treinador do Tricolor – 13/07/2023

Crédito: Lucas Uebel / Grêmio

Grêmio – Renato Portaluppi: Um especialista em mata-matas pelo Tricolor

Crédito: Lucas Uebel / Grêmio

Quando se trata de jogos eliminatórios, Renato Portaluppi prova ser um treinador de destaque no comando do Grêmio. Sua habilidade em levar o Tricolor até as fases decisivas das principais competições é notável, com um retrospecto respeitável ao longo de sua carreira.

Em 13 participações nas Copas do Brasil, Libertadores e Mundial, Renato chegou à final quatro vezes e às semifinais em seis ocasiões. Nas quartas de final, foram duas aparições, sendo eliminado somente uma vez, contra o Independiente del Valle na Pré-Libertadores de 2021, o que acabou resultando em sua demissão.

Após a classificação para as semifinais da Copa do Brasil contra o Bahia, Renato compartilhou seu histórico na competição:

“São coincidências (os jogos indo para os pênaltis). O Igor (Povoa, assessor) estava falando que disputei sete quartas de final e passei em seis. Perdemos para o Athletico-PR em 2019, quando tivemos um pênalti legítimo não marcado. Acredito no trabalho e trabalhamos muito todos os dias.”

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Na Copa do Brasil, Renato conquistou o título em 2016, derrotando o Atlético-MG. Em 2020, chegou à final novamente, mas não conseguiu superar o Palmeiras em ambos os jogos. Nas semifinais, parou no Athletico-PR em duas ocasiões, em 2013 e 2019, e também no Cruzeiro, em 2017. Nas quartas de final, foi eliminado pelo Flamengo em 2018.

Em relação à Libertadores, Renato levou o Grêmio ao título em 2017, vencendo o Lanús na final. Porém, em 2018, foi eliminado nas semifinais pelo River Plate, e em 2019 sofreu uma goleada por 5 a 0 diante do Flamengo, também sendo eliminado na mesma fase da competição. Em 2020, parou nas quartas de final contra o Santos.

Olhando para os Mundiais, em 2017, Renato levou o Grêmio à final, mas acabou sendo derrotado pelo Real Madrid.

Agora, diante do Flamengo, em uma data ainda a ser definida, Renato terá a oportunidade de avançar para mais uma disputa de título à frente do Grêmio. Para isso, precisará superar os cariocas e vencer a final, onde América-MG, Corinthians, São Paulo e Palmeiras também estarão buscando uma vaga.

Em resumo, Renato Portaluppi demonstra ser um treinador experiente e competente em jogos eliminatórios, trazendo confiança para a torcida gremista em busca de mais conquistas.

Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação