O Grêmio vive um momento de alerta no Campeonato Brasileiro e prepara-se para um confronto decisivo contra o Juventude após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo. Com apenas três pontos acima da zona de rebaixamento, o Tricolor chega à reta final do campeonato pressionado, ocupando a 12ª posição com 39 pontos. O Juventude, com 37 pontos, pode ultrapassar o Grêmio em caso de vitória, o que aumentaria ainda mais a tensão na Arena do Grêmio.
A expectativa é de uma verdadeira batalha para garantir a tranquilidade nas rodadas finais e afastar o fantasma da Série B. Ciente do desafio, o técnico Renato Portaluppi já admitiu que a estratégia defensiva usada contra o Palmeiras não funcionou e promete um time com vocação ofensiva em casa. “Agora temos o Juventude na Arena e vamos mudar nossa maneira de jogar. Precisamos colocar uma equipe mais ofensiva na frente da nossa torcida para reencontrar o caminho das vitórias”, declarou o treinador.

Para dar mais criatividade ao setor ofensivo, Renato deve escalar ao menos um dos principais criadores de jogadas, Monsalve ou Cristaldo, que começaram no banco na última partida. Além disso, terá que fazer ajustes na defesa devido à suspensão de Jemerson, substituído por Gustavo Martins, que retorna de lesão e será o parceiro de Rodrigo Ely na zaga.
A situação exige também que o Grêmio agilize o retorno dos jogadores convocados para as Eliminatórias
Villasanti (Paraguai), Soteldo (Venezuela) e Aravena (Chile) enfrentam compromissos internacionais às vésperas do jogo, e a direção trabalha para viabilizar voos fretados que permitam seu rápido retorno a Porto Alegre. Villasanti preocupa mais pela partida em alta altitude na Bolívia, mas os retornos de Soteldo e Aravena, que se enfrentam em Santiago, são considerados mais viáveis.

O grupo gremista terá oito sessões de treinamento até a partida, com folga apenas até terça-feira. O técnico Renato terá uma última chance de ajustar a equipe e planejar a vitória que o clube tanto precisa. “É fácil brigar pelo título, você joga mais leve e solto. Mas precisamos treinar na data Fifa e buscar a vitória contra o Juventude para afastar a pressão”, finalizou Portaluppi, ciente do peso que o próximo confronto carrega.
A torcida tricolor sabe da importância do duelo, e espera ver um Grêmio agressivo e determinado em campo. No sábado, a Arena promete ser um caldeirão, com o apoio incondicional da torcida que vê o time em busca de tranquilidade para respirar aliviado.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.