Grêmio é avisado que não usará mais a Arena para jogos em 2024

Gramado da Arena após enchente. Foto: Chico Santana

Treinando atualmente no CT do Corinthians, em São Paulo, o Grêmio enfrenta as consequências das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. Com suas instalações em Porto Alegre ainda inutilizáveis devido ao volume de água, o clube já considera a possibilidade de não utilizar mais a Arena nesta temporada.

Gramado da Arena após enchente. Foto: Chico Santana

O Grêmio não estabeleceu um prazo para retornar ao uso da Arena e do CT Luiz Carvalho. Embora o nível do rio Guaíba tenha baixado e a inundação ao redor da Arena tenha diminuído, a água ainda atinge cerca de 80 centímetros em algumas áreas. Partes da Arena, como o estacionamento, os vestiários e o almoxarifado, permanecem alagadas, enquanto o campo apresenta uma coloração escura, indicando possíveis danos.

Para drenar a água e avaliar os prejuízos na Arena, o nível do Guaíba precisa cair abaixo dos 4 metros. Na quarta-feira, o rio estava em 3,91 metros, mas, segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o nível pode voltar a subir devido à previsão de chuva para esta quinta-feira (23). Uma alternativa seria o uso de bombas para forçar o escoamento da água.

Gramado da Arena após enchente. Foto: Chico Santana

Grêmio não vai arcar com prejuízos da Arena

O Grêmio não será responsável pelos custos de recuperação da Arena, que serão cobertos pela administradora do estádio. No entanto, o clube depende do tempo que a empresa levará para tornar o local funcional novamente. Por outro lado, os custos das obras nos três centros de treinamento (profissional, base e escolinhas), que também foram severamente afetados pelas enchentes, serão de responsabilidade do clube.

CT Luiz Carvalho. Foto: RBSTV

O Tricolor permanecerá treinando no CT Joaquim Grava, do Corinthians, até o dia 26 de maio. Nos dias 27 e 28, as atividades serão realizadas no Centro de Treinamento do Coritiba. O retorno aos jogos está marcado para a próxima quarta-feira (29), quando o Grêmio enfrentará o The Strongest no estádio Couto Pereira.