Grêmio: Atenção! ele “Pode ” voltar para Imortal campeão da Libertadores 2017

GRÊMIO

Arthur Melo, 26 anos, foi um dos grandes destaques nas conquistas da Copa do Brasil 2016, Libertadores 2017 e Recopa pelo Grêmio.

Tanto que foi vendido por um valor recorde no Tricolor para o Barcelona. Chegou a ser elogiado por Xavi e Messi, e era tratado como uma grande joia do futebol mundial.

Foto: Lucas Uebel

Chegou também a conquistar títulos pelo Barça, e a estar na Seleção de revelações da UEFA. Porém a coisa começou a desandar. Vendido à Juventus, a Velha Senhora da Itália o repassou ao Liverpool por empréstimo. Pouco aproveitado na Itália e na Inglaterra, Arthur foi ‘devolvido’ à Juve. Agora, está livre no mercado, já que os italianos não pretendem aproveitá-lo.

Há 6 anos, Arthur era Tri da Libertadores com o Grêmio
Na conquista do Tri da Libertadores da América em 2017, Arthur Melo foi um dos protagonistas, o ‘motorzinho’ do time de Renato Portaluppi. Ficou na seleção da Libertadores. Chegou a ser chamado para a Seleção de Tite e para a Copa do Mundo de 2018. Porém, desde lá, veio perdendo espaço.

O jogador começou muito bem no Barcelona, elogiado por ídolos do clube como Xavi, por Messi e pela torcida. Fez bons jogos, inclusive contra o Real Madrid, para quem nunca perdeu um clássico como titular em campo, sempre sendo destaque. O que tinha tudo para dar certo, no entanto, deu errado. O jogador foi sendo ignorado pelo contestado técnico à época, Valverde, após uma séria lesão. Desde lá, não voltaria a ter o mesmo prestígio no futebol.

Fora dos planos de Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, Arthur atuou em apenas uma partida pelos reds e voltará à Juventus. Com os dias contados, apesar de seu contrato ser até o meio de 2025. A tendência é de que o jogador ex-Imortal fique livre no mercado a partir do meio da temporada de 2023, sendo vendido ou emprestado.

O jornalista André Hernan apurou que a primeira opção de Arthur Melo não é voltar ao Brasil. O Grêmio, apesar disso, monitora a situação do atleta e vê com bons olhos um retorno de um de seus ‘heróis’. Arthur ainda teria mercado na Europa. Ele tem certo prestígio, cotado para jogar a Copa do Mundo no Catar ano passado. No entanto, Tite preferiu convocar para a maia Fred, que estava machucado e acabou nem atuando, Bruno Guimarães, Casemiro, Paquetá e Fabinho.


Arthur nasceu em 12 de agosto de 1996, é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente joga no Liverpool, emprestado pela Juventus.

Nascido em Goiânia, Arthur começou sua carreira pelo Grêmio, ganhando diversos títulos, como a Copa do Brasil em 2016, a Copa Libertadores em 2017, o Campeonato Gaúcho e a Recopa Sul-Americana em 2018. Pelos seus três anos no Grêmio, Arthur se estabeleceu como uma promessa

o que levou o Barcelona a contratá-lo por uma taxa inicial de 31 milhões de euros em 2018.

Marcou o seu primeiro gol como profissional no dia 17 de maio, na Arena do Grêmio, contra o Fluminense, em partida válida pela Copa do Brasil. A equipe gaúcha venceu a equipe carioca pelo placar de 3 a 1, e o gol de Arthur foi o primeiro do Grêmio no jogo, após tabelar com Lucas Barrios e driblar o goleiro Diego Cavalieri, antes de colocar a bola para o fundo das redes

Em 29 de novembro, foi eleito o melhor jogador em campo na partida de volta da final da Copa Libertadores da América, contra o Lanús, da Argentina. O meio-campista, que já havia tido atuação de destaque na partida de ida, foi um dos principais jogadores do Grêmio no jogo de volta, mas terminou se lesionando e não ficou em campo até o final do embate, sendo substituído no começo do segundo tempo.

Na ocasião, Arthur conquistou também seu segundo título na equipe principal do Grêmio, levantando o tricampeonato da América após a vitória por 2 a 1 contra os argentinos, no Estádio La Fortaleza. A lesão no tornozelo sofrida durante o jogo contra o Lanús acabou o tirando da disputa do Mundial de Clubes da FIFA.

No dia 8 de março de 2018, após um extenso período de especulações, foi confirmada a transferência de Arthur para o Barcelona. O negócio foi firmado em 30 milhões de euros, podendo chegar a 40 milhões através de cláusulas de recompensa por desempenho, e foi acordado que Arthur se juntaria ao clube em janeiro de 2019.

Contudo, em 6 de julho de 2018, a sua apresentação ao Barcelona foi antecipada. Assim, o negócio foi finalizado em 32,8 milhões de euros, além de serem mantidos os 9 milhões de bônus através de cláusulas de desempenho.

No dia 28 de junho de 2020, Arthur assinou um contrato de 5 anos com a Juventus. O contrato entrou em vigor apenas a partir da temporada 2020–21

Em 1 de setembro de 2022, Arthur foi contratado pelo Liverpool por empréstimo de uma temporada, sob pagamento de 4,5 milhões de euros, com opção de compra de 37,5 milhões pagos em dois anos.


Arthur fez sua estreia durante a derrota por 4 a 1 para o Napoli, pela Champions League, ele entrou no segundo tempo no lugar de Elliott.

Em outubro, o atleta passou por uma cirurgia por conta de uma lesão na coxa esquerda sofrida durante um treinamento e ainda não voltou.

No dia 4 de janeiro de 2023, ainda não tendo retornado de lesão, o time inglês anunciou que não exerceria sua opção de compra. O meia também não fazia mais parte dos planos da Juventus.