Alberto Guerra prepara acordo de última hora no Grêmio após reunião na CBF: “Não partiu de nós”

Alberto Guerra. Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (24), o Grêmio realizou uma coletiva de imprensa com o presidente Alberto Guerra e o técnico Renato Gaúcho, abordando a possibilidade de suspender o rebaixamento na atual edição do Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira (03), a CBF convocou um conselho técnico para discutir as medidas a serem adotadas para a continuidade da temporada do futebol brasileiro.

O presidente Guerra mencionou ter participado de conversas informais com outros clubes sobre o assunto, enquanto Renato Gaúcho revelou discussões com colegas treinadores.

Alberto Guerra e Renato Gaúcho. Foto: Eduardo Muniz e Vini Alves

“Estamos tratando desse assunto e, inclusive, essa conversa sobre rebaixamento começou com outros clubes, em conversas informais com o Grêmio, não partiu de nós”, disse Guerra durante a coletiva no CT do Corinthians. “Alguns clubes, especialmente da Libra, onde o Grêmio faz parte e com os quais tenho maior relação, sugeriram essa possibilidade dependendo da extensão dos danos”, acrescentou.

Renato Gaúcho destacou a solidariedade entre os treinadores e a preocupação com o impacto da tragédia: “Tenho falado com alguns treinadores, que têm sido solidários e compartilham a mesma opinião de que nenhum clube deveria ser rebaixado este ano. Nós opinamos, mas a decisão cabe aos presidentes dos clubes e ao presidente da CBF.”

Renato Gaúcho. Foto: Rodrigo Oliveira

O presidente Guerra enfatizou que a tragédia comprometeu o equilíbrio técnico do campeonato, uma das premissas dos pontos corridos. “O equilíbrio técnico, que é uma premissa do campeonato de pontos corridos, já foi comprometido no momento em que alguns clubes não podem usar suas estruturas e estádios. Basta analisar as estatísticas e ver o percentual de aproveitamento fora de casa do campeão e do vice-campeão do ano passado para entender o impacto. Vamos discutir isso na segunda-feira”, concluiu Guerra.

Renato Gaúcho e Alberto Guerra. Foto: Reprodução/Twitter

O Grêmio enfrentará o The Strongest, da Bolívia, na próxima quarta-feira (29), no Couto Pereira, às 19h, pela 6ª rodada da Copa Libertadores.