Grêmio – Rubens, Zinho, Kauan Kelvin e Thomás Luciano receberam chance no jogo contra o Ypiranga
O último jogo do Grêmio, na fase inicial do Gauchão, proporcionou algumas novidades. Além da escalação com reservas diante o Ypiranga, muitos garotos da base formaram o banco de suplentes. Quatro deles entraram em campo. Sob elogios, os jovens estão aptos a terem sequência no grupo principal, mas o discurso é de cautela.
Dos 23 jogadores que compuseram a delegação que viajou para o interior gaúcho, nove são da equipe sub-20: João Ramos, Thomás Luciano, Zé Guilherme, Ronald, Mila, Kauan Kelvin, Rubens, Zinho e Pedro Clemente.
Para quem assistiu a partida, chamou atenção o visual deles. Na noite anterior, passaram pelo tradicional trote de raspar a cabeça, que normalmente acontece quando um oriundo da base estreia na delegação do time principal.
Destes, três foram chamados pelo auxiliar Alexandre Mendes para ingressar logo no intervalo. Rubens e Zinho deram novo ânimo às extremas do campo nos lugares de Gustavinho e Everton Galdino, enquanto Kauan Kevin entrou no meio, na vaga de Gabriel Silva.
Já na reta final de jogo, logo depois da expulsão de João Pedro, o lateral-direito Thomás Luciano recebeu sua primeira chance no profissional do Grêmio. Darlan deixou o gramado para a entrada do jogador.
Apesar do empate sem gols, no Colosso da Lagoa, o desempenho dos garotos foi elogiado por Alexandre Mendes, que comandou o time alternativo enquanto Renato trabalhava com os titulares em Porto Alegre. Porém, pediu paciência com os jovens.
– São jogadores talentosos, mas não podemos tirar impressão sobre um jogo. Jogadores que demonstraram qualidade boa, de desafogo, velocidade, de drible, mas temos que ter calma, aguardar os treinamentos, projetar um pouquinho mais à frente. Podemos utilizá-los, mas com bastante responsabilidade – ressaltou o auxiliar.
Neste primeiro momento, a tendência é que todos retornem normalmente ao grupo sub-20, do qual fazem parte. Os nove garotos participaram dos treinamentos do grupo principal durante a semana e maioria esteve pela segunda vez entre os relacionados para no Gauchão.
Contra o São Luiz, em Ijuí, o Grêmio também viajou com reservas e atletas da base. Na ocasião, Rubens, Zinho e Kauan Kelvin foram os escolhidos para entrar em campo no decorrer do jogo, que também acabou em empate sem gols, no Estádio 19 de Outubro.
Dos nove jovens, sete estiveram na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início do ano. As exceções são o lateral-direito Thomás Luciano, que realizou a pré-temporada com o profissional, e Ronald, que foi campeão do Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira, na Colômbia.
Ainda que o potencial dos garotos seja destacado, Alexandre Mendes enfatizou também que nenhum deles “está pronto”. Com isso, é esperado que a utilização no elenco de Renato Portaluppi seja aos poucos.
– Temos que ter paciência, não podemos projetar nada por enquanto. Leva uma responsabilidade muito grande. É tempo ao tempo, vamos observar, ajustar algumas coisas. Não tem como falar de A ou B hoje (sábado). Todos entraram bem e tiveram participação efetiva no nosso time – completou Alexandre Mendes.
O grupo de Renato se reapresenta na tarde desta segunda-feira para seguir a preparação para o próximo compromisso, pela Copa do Brasil. Na quinta-feira, o Grêmio recebe o Ferroviário, às 20h, na Arena, pela segunda fase do torneio nacional.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.