Grêmio descarta Luan de volta
A passagem do meia Luan pelo Corinthians ganha mais um capítulo negativo neste domingo. Isto porque, neste 19 de fevereiro, o atleta chega a um ano sem atuar com a camisa alvinegra.
A última vez em que o meia esteve em campo pelo Timão foi justamente em 19 de fevereiro de 2022.
Naquela ocasião, a equipe do Parque São Jorge enfrentou o Botafogo-SP pelo Paulistão. Este, inclusive, foi o terceiro e último jogo do atleta com a equipe no ano.
Depois da partida, Luan passou a não fazer mais parte dos planos do clube de maneira oficial. Sem espaço no Timão, ele foi emprestado ao Santos no início de agosto, na esperança de que seu bom futebol fosse recuperado e o clube praiano servisse também como “vitrine” para uma possível venda.
Ao final do ano, no entanto, sem uma boa passagem no time da Baixada, Luan retornou ao Timão. Ainda fora dos planos do clube, ele segue treinando separado enquanto a diretoria alvinegra busca uma solução para seu caso – que poderia ser tanto um novo empréstimo quanto uma rescisão amigável.
Luan chegou ao Corinthians no final de 2019, como reforço para a temporada 2020. Depois de primeiros jogos até “animadores”, o meia rapidamente viu seu futebol declinar. Ao todo, foram 80 jogos pelo Timão, sendo 28 vitórias, 28 empates e 24 derrotas, além de 11 gols marcados pelo clube.
O comentarista Rica Perrone sugeriu que apenas o Grêmio e o técnico Renato Portaluppi podem recuperar o futebol de Luan, que está em baixa no Corinthians e não será aproveitado pela equipe paulista nesta temporada. O meia, de 29 anos, tem salário alto, de quase R$ 1 milhão ao mês, e contrato até dezembro deste ano.
“Eu sempre daria uma oportunidade para o jogador talentoso. O Luan é um jogador extremamente talentoso. Não joga há muitos anos, mas se tem um lugar com um treinador (Renato) que talvez haja uma possibilidade de recuperação, pelo carinho da torcida, ambiente, etc, é o Grêmio”, disse Rica Perrone, antes de completar:
“Com um salário muito baixo, pagando R$ 100 mil por mês, e o resto por produtividade, eu contrataria”, finalizou.
O Corinthians tem enfrentado dificuldades em encontrar interessados na contratação de Luan, tanto por conta do futebol apresentado pelo meia quanto pelo alto salário. Neste momento, a equipe paulista está analisando a possibilidade de rescindir o contrato na tentativa de reduzir os prejuízos com o jogador.
Luan brilhou no Grêmio
Luan teve uma passagem de destaque pelo Grêmio entre 2014 e 2019, conquistando os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil como protagonista. Pelo tricolor, disputou 288 partidas e marcou 75 gols.
No entendimento de Rica Perrone, Luan precisa voltar para o Grêmio, onde foi feliz e jogou o seu melhor futebol. O comentarista acredita que Renato Portaluppi é o único treinador capaz de recuperar o jogador, que poderia ser peça fundamental no time em 2023.
LUAN NO GRÊMIO:
Completou sua formação nas categorias de base do Grêmio.
No ano de 2014 sua promoção ao elenco profissional e desenvolvimento foi bastante rápida. Estreou como profissional no Campeonato Gaúcho daquele ano contra o São José, no dia 19 de janeiro.
Destacou-se com excelentes atuações durante o Campeonato Brasileiro de 2015, pelo qual foi premiado com a Bola de Prata e eleito para a seleção do Brasileirão, graças aos 10 gols marcados na competição atuando como falso 9.
Após início ruim do clube na temporada 2016, o jogador foi alvo de protestos da torcida em treinamento, que chegou a jogar pipocas em seu carro.
A resposta veio no primeiro jogo na sequência pela Libertadores da América, na qual o atacante deu duas assistências que abriram a goleada por 4 a 0 contra a LDU.
O jogador voltou a ter seu desempenho contestado pela torcida, especialmente com a eliminação para o Rosário Central nas oitavas-de-final da Libertadores, por não conseguir jogar bem como ponteiro no esquema de Roger Machado. Contudo, voltou a ter boa atuação contra o Atlético-MG pela terceira rodada do Brasileirão atuando novamente como falso 9.
Em 4 de junho de 2017, após gol marcado contra o Vasco da Gama, pela 4ª rodada do Brasileirão, Luan se tornou o maior artilheiro da história da Arena do Grêmio. Com 29 gols naquela altura, Luan ultrapassou os 28 marcados pelo argentino Hernán Barcos, anterior artilheiro.
Foi eleito o melhor jogador da Copa Libertadores da América de 2017.
Foi o autor de um dos gols do Grêmio na final contra o Lanús, da Argentina.
No dia 10 de fevereiro de 2019, Luan marcou dois gols na vitória por 6 a 0 do Grêmio sobre o Avenida, ajudando a equipe a conquistar o título da Recopa Gaúcha de 2019, seu quinto título com a camisa tricolor. A sequência do ano, entretanto, não foi proveitosa para Luan no clube gaúcho. O atacante foi preterido pelo técnico Renato Gaúcho, tendo atuado como reserva em grande parte da temporada. No final do ano, acabou sendo negociado com o Corinthians.
Deixou o Grêmio depois de conquistar a Copa do Brasil de 2016, a Copa Libertadores de 2017, a Recopa Sul-Americana de 2018 e o Bicampeonato Gaúcho entre 2018 e 2019. Foram 293 partidas pelo clube e 77 gols marcados. Além disso, se despediu do clube gaúcho como o maior artilheiro da Arena do Grêmio, com 41 gols marcados na casa gremista, tendo sido posteriormente ultrapassado pelo ex-companheiro Éverton.
Tiitulos no Grêmio:
Grêmio
Copa do Brasil: 2016
Copa Libertadores: 2017
Recopa Sul-Americana: 2018
Campeonato Gaúcho: 2018, 2019
Recopa Gaúcha: 2019
REI DA AMÉRICA
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.