Grêmio campeão do mundo, esse letreiro que tinha no saudoso estádio olímpico seguiu acompanho o grêmio para o Humaitá, na sua luxuosa arena, o tricolor ostenta esse letreiro, mas você sabia que ainda temos que acaba dia lembrar a galera de vermelho que eles mesmos já reconheceram isso ?
Antes do duelo, ambos os elencos trocaram as faixas de campeão (gaúcho e mundial), expondo a história diferença de tamanho entre os clubes. Já durante a partida, o goleador Renato, autor dos dois gols gremistas no Mundial contra o Hamburgo, levou os torcedores ao delírio, sendo o destaque da vitória tricolor por 4 a 2.
Mazaropi; Paulo Roberto, Hugo de León, Baidek e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo, Mário Sérgio e Paulo Cesár Caju; Renato Portaluppi e Tarciso. Este foi o histórico time gremista que entrou em campo no Estádio Olímpico de Tóquio, em 1983, para conquistar o título de campeão mundial interclubes para o Grêmio.
Apesar da dificuldade encontrada contra os alemães do Hamburgo, o Tricolor saiu na frente com um golaço de Renato ainda na primeira etapa. Contudo, praticamente com o título em mãos, o Grêmio acabou sofrendo o empate no final do segundo tempo, fazendo com que o embate tivesse uma prorrogação.
Aí entrou novamente a estrela de Portaluppi, que marcou mais um golaço, dessa vez de canhota, para definir a vitória por 2 a 1. Campeão da América e do Mundo desde 1983, o grêmio foi o primeiro clube a conquistar ambos os feitos no estado do Rio Grande do Sul, muito antes que os demais.
Além do reconhecimento da FIFA, um outro momento histórico da rivalidade GreNal comprova que o Inter admite que o Grêmio foi campeão do mundo em 1983. Para relembrarmos este momento, devemos voltar em 1984, quando gremistas e colorados puderam presenciar o famoso ”GreNal das faixas”.
O motivo pelo qual foi realizado o famoso Grenal das Faixas, teve como motivo, dois grandes jogadores da dupla GreNal, Renato e Mauro Galvão. Após o título Mundial do tricolor gaúcho, Mauro Galvão, então zagueiro do Internacional, deu a seguinte declaração:
“Eles podem ser campeões do mundo, mas aqui no Estado mandamos nós”.
Após a provocação do jogador colorado, Renato Portaluppi pediu pessoalmente ao presidente do Grêmio ao então presidente do Grêmio, Dr. Fábio Koff, que o jogo de entrega das faixas fosse um GreNal. E foi o que ocorreu.
O resultado final, todos nós conhecemos, mas abaixo, você vai poder entender melhor como foi esta histórica partida realizada entre os dois clubes com maior rivalidade no Brasil. Mas uma coisa ficou clara para todos, Renato Portaluppi calou a boa de Mauro Galvão.
A histórica partida ocorreu no dia 26 de janeiro de 1984 e se tratou de um amistoso entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. Mas não era um amistoso qualquer, na ocasião, o Grêmio entregaria a faixa de Tricampeão Gaúcho aos jogadores do Inter, enquanto os colorados, entregariam a faixa de Campeão do Mundo ao Grêmio. Por esta razão, ficou conhecido como GreNal das Faixas.
Algumas curiosidades interessantes sobre aquela partida devem ser relembradas, como por exemplo, o GreNal das faixas seria a primeira partida do Grêmio após a conquista do Mundial. Outro fato bastante curioso, é que o Inter contratou o jogador Mário Sérgio um dia antes do GreNal. Lembrando que Mário Sérgio havia sido campeão do mundo com o Grêmio. Claro que apesar disso, o jogador que agora defendia o Inter, também recebeu a faixa de Campeão do Mundo.
Ficha técnica do jogo
GRÊMIO 4 X 2 INTERNACIONAL
Competição: Amistoso Estadual (Gre-Nal das faixas: Grêmio, Campeão Mundial x “ELES”, Tricampeão Gaúcho)
Data: quinta-feira, 26/janeiro/1984
Horário: 21 horas
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre
Público: 15 268 pagantes
Grêmio
João Marcos, Raul (Casemiro), Baidek, De León, Paulo César, China, Osvaldo (Leandro), Bonamigo, Renato, Caio (César), Júlio César (Luis Carlos).
“Eles“
Gilmar, Alves, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Beto, Ademir, Müller (Fernando), Ruben Paz, Sílvio (Milton Cruz), Geraldão (Kita), Silvinho.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.