O jogo entre Inter e Nacional gera preocupação dos órgãos de segurança. Pela parceria dos aficionados uruguaios com as organizadas do Grêmio, precauções foram tomadas para evitar qualquer tipo de confusão no duelo das 19h (de Brasília), no Beira-Rio, pela Libertadores.
O que aconteceu
As organizadas do Grêmio e do Nacional, do Uruguai, são chamadas ‘torcidas irmãs’. Isso quer dizer que os grupos de simpatizantes dos times se reúnem sempre que possível, compartilham materiais e se confraternizam
Por consequência, carregam rivalidade com o Internacional, tradicional oponente gremista.
A relação é tão forte que a concentração de torcedores da equipe do Uruguai será feita na Arena do Grêmio, e desde lá partirão para o Beira-Rio.
Todo o ambiente não chega a ser igual a um Gre-Nal, mas criou ações semelhantes dos órgãos de segurança e do próprio Inter.
“Tivemos uma reunião com o Batalhão de Choque e a Conmebol para alinhar alguns procedimentos que antecedem o jogo, como ações no hotel onde o Nacional ficará hospedado e procedimentos de cuidado no deslocamento das delegações. Vamos trabalhar com o Primeiro Batalhão de Choque, um esquadrão montado e mais uma força de emprego tático”
Coronel Douglas, subcomandante geral da Brigada Militar:
Como serão as ações
A Brigada Militar vai contar com aproximadamente 500 homens trabalhando entre deslocamento de torcida e entorno do Beira-Rio nesta quarta.
A Brigada Militar vai contar com aproximadamente 500 homens trabalhando entre deslocamento de torcida e entorno do Beira-Rio nesta quarta.
Serão aproximadamente 20 ônibus de torcedores do Nacional, que se concentrarão na Arena do Grêmio e partem para o Beira-Rio sob escolta às 15h30 (de Brasília).
As ações de policiamento começaram antes mesmo da partida, com trabalho de inteligência para antever possíveis brigas e até mesmo identificar torcedores eventualmente proibidos de entrar nos estádios que tentarem se aproveitar da presença de uma ‘torcida irmã’ para burlarem a lei.
“Todos os jogos de Libertadores nos trazem uma preocupação. Essa questão de ter uma ‘torcida irmã’ do adversário na dupla Gre-Nal é um componente, sim, que causa uma preocupação ainda maior, porque temos que tomar medidas policiais de inteligência que antecedem o evento. A busca em redes sociais e qualquer tipo de informação sobre torcedores que estão afastados dos campos e possam se infiltrar é muito importante” Coronel Douglas
Inter em alerta
O Internacional também terá um esquema especial de proteção para esse jogo, como já faz em partidas de grande complexidade. Houve reuniões ao longo da semana com as forças de segurança pública para estabelecer medidas em conjunto.
Os torcedores do Nacional serão recebidos em uma área restrita, passarão por revista, terão sua identidade verificada e, posteriormente, acessarão o estádio.
Se houver qualquer indício de irregularidade, o torcedor será retirado do estádio e encaminhado ao posto policial e ao Juizado do Torcedor. Excepcionalmente, haverá presença da Policia Federal por se tratar de um jogo com torcedores de outro país.
#gremio #gremio
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.