Grêmio – Corinthians espera resposta do Tricolor e recusa empréstimo de Luan – 17/07/2023

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio – Após discussões internas, o Corinthians manifestou sua posição em relação à possível saída do meia Luan para o Grêmio: o clube aceita a transferência, porém apenas em caráter definitivo. Com contrato válido até o final do ano, o Corinthians não tem interesse em renovar o empréstimo, tal como ocorreu no ano passado com o Santos.

Foto: Marcos Ribolli

O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, afirmou que Luan é um jogador vinculado ao clube até 31 de dezembro e continua treinando normalmente. Ele informou que existem algumas possibilidades em discussão, incluindo o interesse do Grêmio, mas ressaltou que, até o momento, não houve contato direto entre os dois clubes. As negociações têm ocorrido entre o Grêmio e o empresário do jogador. O Corinthians aguarda uma solução para o caso nos próximos dias e deixou claro que não pretende emprestar o jogador neste momento, exigindo uma transferência definitiva, caso ocorra.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Por sua vez, o Grêmio tem avançado nas conversas para viabilizar o retorno de Luan. Após superar algumas divergências internas, o clube chegou a um modelo de negócio que foi aprovado pelo departamento de futebol e pelo Conselho de Administração. Para retornar a Porto Alegre, Luan aceitou uma redução salarial considerável, uma vez que recebe cerca de R$ 800 mil mensais no Corinthians. O valor do novo contrato não foi revelado, mas o Grêmio considera que será um investimento de baixo custo, sendo uma expectativa positiva, que pode ou não se concretizar. Além disso, o clube gaúcho está aberto a firmar um contrato de menor duração, com a possibilidade de renovação ao final do vínculo.

Um dos principais motivos para a aposta no retorno de Luan é a relação próxima que ele mantém com o técnico Renato Portaluppi. Foi o treinador quem inicialmente manifestou interesse em contar com o jogador novamente, acreditando que, sob seu comando, Luan poderá recuperar o excelente desempenho que o consagrou como Rei da América durante a conquista da Libertadores de 2017.

Luan deixou o Grêmio no final de 2019, quando foi vendido ao Corinthians por 5 milhões de euros (equivalente a R$ 22,85 milhões na época), em uma transação que envolveu 50% dos direitos econômicos do atleta. Entretanto, o jogador não correspondeu às expectativas no Timão. Desde fevereiro do ano passado, ele não tem atuado pela equipe e treina em horários separados do restante do elenco.

No início deste mês, Luan foi vítima de agressões por parte de torcedores, que invadiram um motel onde o jogador se encontrava com amigos e mulheres.

(Lucas Uebel/Grêmio FBPA)