O Estádio Olímpico Monumental é um estádio brasileiro de futebol situado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de propriedade do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954, com um torneio. Encontra-se desativado desde a conclusão da Arena do Grêmio.
Em 2012 o clube anunciou que a última partida oficial seria no dia 2 de dezembro, contra o tradicional rival Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Entretanto, por problemas posteriores em seu novo estádio, o Olímpico continuou a receber jogos até o início de 2013. A última partida oficial ocorreu no dia 17 de fevereiro, contra o Veranópolis, pela rodada final da Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho, quando ocorreu a vitória gremista por 1 a 0 gol de Werley.
Os planos são pela sua demolição para dar lugar a um condomínio de edifícios, em data ainda não prevista, a depender da resolução de impasses entre o clube e a Construtora OAS, uma vez que o Estádio Olímpico foi utilizado como parte do pagamento da nova casa gremista, cujos valores, financiamento e gestão ainda não foram definidos.
Projetado pelo arquiteto Plínio Oliveira Almeida,vencedor do concurso realizado em 1950 para esse fim, foi considerado na época de sua construção o maior estádio particular do mundo.
O Grêmio promoveu um torneio de inauguração do seu novo estádio.
A primeira partida foi disputada contra o Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0, quando o jogador Vitor entrou para a história por marcar os primeiros gols da nova casa.
Em 26 de setembro de 1954, no torneio inaugural do Olímpico, aconteceu também um Grenal. O Internacional aplicou uma goleada histórica de 6 a 2 no Grêmio. O jogo não era uma decisão, mas foi o primeiro entre as duas equipes no recém-inaugurado estádio Olímpico.
Em 1963 o estádio foi a sede da Universíada de Verão.
Na metade do ano de 1980 o Estádio Olímpico teve sua construção concluída, com o fechamento da última parte do anel superior. O projeto final, sempre coordenado pelo seu autor original, arquiteto Plínio Almeida, teve também a participação dos arquitetos e co-autores Rogério de Castro Oliveira e Fabio Boni. Desde então a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa, marcou a inauguração definitiva do Olímpico.
Sua capacidade era de 46.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras. Também possui em seu centro um conjunto de camarotes. A distância do gramado até a torcida é de 40,7 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras do anel superior em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras do anel superior até o gramado é de 68,83 metros.
O gramado possui 105 x 68 metros, dimensão esta determinada pela FIFA em jogos de Copa do Mundo.
Um novo placar eletrônico foi instalado no estádio, localizado na parte inferior das arquibancadas. Uma parceria do clube com uma empresa substituiu o antigo, que era composto de diversas lâmpadas e que apenas podia mostrar textos, por um novo com capacidade de gerar imagens com mais de um bilhão de cores.
O equipamento possuía trinta e dois metros quadrados de área e foi desativado após a mudança do time para a nova casa.
Histórico do Estádio:
Jogos: 1767
Vitórias: 1159
Empates: 381
Derrotas: 227
Gols Pró: 3510
Gols Contra: 1306
Saldo de Gols: 2204
Maior Artilheiro: Alcindo (129 gols em 186 jogos)
Maior Goleada Aplicada: 31/07/1977=10×0 Pelotas (Campeonato Gaúcho)
Maior Goleada Sofrida: 14/03/1957=0x5 Santos (Amistoso)
Adversários: 218 (64 times gaúchos , 97 times de outros Estados e 57 times estrangeiros).
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.