Grêmio apresentou Vina seu 12ª jogador contratado!
Em sua primeira coletiva de imprensa no Grêmio, o meio-campista detalhou as negociações para vestir a camisa tricolor, com o novo armador apontando isso como importante em sua decisão:
“Pelo que ouvi há interesse. momento. Foi importante ter escolhido vir para cá. Sempre gostei do estilo do Grêmio e gostaria de trabalhar com o Renato, acho que me encaixaria bem no estilo dele. Agora a chave é poder aproveitar a oportunidade!”
Vina anunciou que está por empréstimo do Ceará até o final de 2023, com opção de compra incluída em seu contrato, e deseja ter uma boa passagem no grêmio.
Em tantos reforços do grêmio, Vina não escondeu sua posição original, mas deixou bem claro para Renato que não importa a posição que foi escolhida, se foi armadora ou atacante, ela está disposta a ajudar:
“Acho Me encaixo bem no estilo de jogo do Renato. Sou um 10 antigo, hoje não existe mais o 10 clássico. Também jogo na lateral, joguei muito de 9 no ano passado. Tenho essa versatilidade. “, finalizou o atacante meio-campista do grêmio.
Antes de ser contratado pelo grêmio, Vina ganhou fama vestindo a camisa do Ceará, onde chegou em 2020 e conquistou a Copa do Nordeste. Até a última temporada, disputou 168 jogos com a camisa do Alwiguera, marcando 46 gols e dando 31 assistências. Agora, o meio-campista quer repetir o sucesso com a camisa tricolor. O Grêmio joga fora de casa contra o St. Louis no próximo sábado (18), às 16h30, para participar da 8ª rodada da Liga Nobre.
Vina, que tem os direitos federativos vinculados ao Ceará, assinou contrato de empréstimo com o Tricolor até dezembro de 2023. Além do Gauchão, disputará a Copa do Brasil e o Brasileirão pelo Grêmio. Esta, porém, não será a primeira vez que vina disputará o Estadual, já que em 2014, emprestado pelo Coritiba, ele fez parte do elenco do Esportivo.
O jogador apresentou boas condições físicas nos primeiros treinamentos e agradou a comissão técnica. Com nome publicado BID, ele estará entre os relacionados da viagem a Ijuí. O Tricolor enfrentará o São Luiz, neste sábado (18), no Estádio 19 de Outubro.
Conheça a história de Vina:
Vinícius Goes Barbosa de Souza, mais conhecido apenas como Vina 15 de abril de 1991 (31 anos)
Revelado pelo Paraná onde atuou por apenas 6 jogos e marcou apenas 1 gol, Vinícius teve passagens por outros clubes do estado, como Coritiba e Atlético-PR onde ganhou 2 títulos Estaduais em 2012 pelo Coxa Branca e 2016 pelo Furacão.
Mesmo conquistando os títulos, Vinícius não se destacou o suficiente e acabou sendo emprestado diversas vezes para clubes de menor expressão.
Após ter boa, porém curta passagem pelo Anápolis onde em uma temporada anotou 8 gols em 16 partidas foi para o Náutico onde teve boas atuações e acabou chamando atenção da diretoria do Fluminense onde chegou a disputar 39 partidas e marcou apenas 4 gols.
Após rodagens por diversos clubes no país, o meia voltou ao estado do Paraná para ter uma nova oportunidade no Atlético Paranaense no início de 2016, porém novamente não emplacou bons jogos e acabou voltando ao Timbu, em agosto de 2016, por empréstimo até o fim do ano
Em 31 de maio de 2017, o Bahia contratou o meia até dezembro de 2018.
Na sua primeira temporada Vinícius fez um ano irregular cheias de boas e más partidas e acabou sendo bastante criticado pela torcida tricolor.
Já em sua segunda temporada no clube, em 2018 o jogador somou bons jogos na Copa do Nordeste e Campeonato Estadual, se consagrando como o principal jogador do time no título do Campeonato Baiano de 2018 e ajudou a levar para decisão do Regional, onde acabou sendo derrotado pelo Sampaio Corrêa. Vinícius deixou o Bahia ao fim de seu contrato com o clube em dezembro de 2018.
Atlético Mineiro
Em 10 de janeiro de 2019, Vinícius acertou com o Atlético Mineiro.
Pelo clube mineiro, Vinícius participou de 44 jogos e marcou 7 gols e, ao fim da temporada, foi negociado com o Ceará.
No dia 09 de janeiro de 2020, foi anunciado pelo Ceará para os próximos dois anos e já marcou três gols na temporada. Além de assinalar seis assistências, totalizando 9 participações para gols apenas no início da temporada.
No dia 15 de fevereiro, mesmo com a derrota do Ceará para o Fluminense por 3 a 1, Vina marcou o único gol da partida, se tornando o maior artilheiro do Ceará na Série A de pontos corridos, com 13 gols.
Ainda na temporada 2020, Vina conquistou o prêmio de maior quantidade de assistências no Campeonato Brasileiro Série A, além de ser o primeiro atleta da história do futebol cearense a ser relacionado para Seleção do Campeonato.
Outra conquista dele nessa temporada foi o prêmio de melhor meia do campeonato, selecionado pela CBF, entidade máxima do futebol nacional.
Após uma temporada com bons números, Vina acabou despertando interesse em vários clubes, mesmo com sondagens, Vina acabou renovando o contrato até 2024 com o Ceará, ele será o atleta com o maior salário da história do futebol cearense.
Sendo eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 e melhor jogador da Copa do Nordeste, além de ter sido artilheiro da Copa do Nordeste, líder em assistências do Campeonato Brasileiro e líder em assistências da Copa do Brasil, o meia terminou a temporada com 23 gols e 19 assistências.
#grêmio
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.