Treinador valoriza desempenho, explica escolhas e aponta o caminho do Tricolor nesta largada de temporada
O Grêmio transformou a noite de sábado em um recital de futebol na Arena. Diante do São Luiz, o Tricolor foi dominante do início ao fim e construiu uma goleada incontestável por 5 a 0, com três gols de Carlos Vinicius, além de Cristaldo e Thainler, contra. Mais do que o placar elástico, o jogo serviu como termômetro para o trabalho conduzido por Luís Castro neste começo de ano.
Após a partida, o treinador fez questão de destacar o comportamento da equipe, especialmente no primeiro tempo, quando os titulares estavam mais inteiros fisicamente. “O jogo fica marcado pelo intenso trabalho que a equipe tem feito nos últimos dias. E de duas formas: quando a equipe estava fresca e desenvolveu muito bem um trabalho. E, depois, quando acusou o cansaço desse trabalho e começou a ficar descoordenada. Portanto, são duas formas de estar em campo devido aquilo que é fundamental nessa altura da temporada, que é preparamos a equipe da melhor forma para o futuro”, avaliou Luís Castro, deixando claro que o foco vai além do resultado imediato.

O confronto também marcou o reencontro do time com o torcedor em 2026, após a punição que obrigou o Grêmio a atuar com portões fechados diante do São José. A presença da Arena cheia não passou despercebida pelo comandante. “É inquestionável o quanto são decisivos dentro e fora de casa. É inquestionável a capacidade que eles têm de nos motivar, sabendo o conforto e o apoio que eles nos dão. Dito isso, agradecê-los pela forma apaixonada com que vivem o Grêmio. É uma energia ótima e gostei muito de sentir”, afirmou.
Pensando na sequência do Gauchão, Luís Castro já sinalizou que mudanças devem acontecer. Com jogo marcado para quarta-feira (21), no Estrela D’Alva, a tendência é de um time modificado, especialmente pela curta recuperação entre as partidas. “Nós temos um espaço muito curto entre os jogos. Por isso é que estamos rodando a equipe. Jogadores que jogaram hoje (sábado) durante 90 minutos não têm capacidade ainda de se recuperarem em 72 horas para fazer o próximo jogo”, explicou o técnico. Com os três pontos, o Grêmio assumiu momentaneamente a liderança do Grupo B, com seis pontos, reforçando um início promissor sob o novo comando.

LEIA TAMBÉM:
- Grêmio atropela na Arena e Luís Castro manda recado para torcida: “Forma apaixonada com que vivem o Grêmio”
- Carlos Vinícius brilha com hat-trick e Grêmio vence o São Luiz
- Tetê ganha sinal verde e pode mudar o ataque do Grêmio já neste sábado
- Grêmio dá passo decisivo e encaminha saída de titular
- É hoje! Grêmio x São Luiz: horário e possível escalação
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

