O Grêmio de 2017, enchia os olhos dos torcedores do clube e também do Brasil inteiro, considerado na época por alguns ” O melhor futebol do Brasil” inclusive pelo técnico Renato.
O tricolor naquela temporada além do tri campeonato da Libertadores e vice campeão do mundo faturou o campeonato gaúcho, o setor mais elogiado naquela temporada era o meio campo onde além do experiente e capitão Maicon se destacava jovens como Jailson que hoje defende o Palmeiras, Ramiro que até pouco tempo atrás defendia o corinthians e talvez o mais promissor dos jovens garotos do Grêmio na última década em questão de meio campo volante.
Trata-se de Arthur, jogador que após 2017 foi ser jogador do grandiosos Barcelona na época de Messi e Suárez.
Na temporada 2017/2018 o Barcelona faturou: A Copa DEL REY.
Eleito o melhor jogador da final da Libertadores em 2017, o volante Arthur, ídolo da torcida do Grêmio, foi preterido da lista dos relacionados do Liverpool para as oitavas de final da Champions League.
Recentemente emprestado pela Juventus ao time inglês, o volante atuou apenas 13 minutos com a camisa dos Reds, sendo considerado uma das maiores decepções dos últimos tempos.
Vale ressaltar que o atleta foi cogitado para voltar ao Tricolor nas últimas semanas, mas, de acordo com informações do renomado jornalista Fabrizio Romano, o atleta deverá ficar no Liverpool até o final do seu empréstimo.
Tendo custado cerca de 4,5 milhões de euros para o time inglês, que não vai bem na temporada 2022/2023, o volante esperava ser mais utilizado por Jurgen Klopp, que não conta com tantas opções para o setor.
Sem espaço na Juventus, da Itália, Arthur chegou ao Liverpool na metade do ano passando, tendo uma lesão série na coxa nos meses seguintes.
Após a operação, o jogador voltou aos treinamentos nas últimas semanas, passando a virar opção para fevereiro. Além disso, o atleta ganhar um salário de cerca de R$ 3 milhões mensais, o que inviabilizaria a volta do volante para o Grêmio
Com poucas oportunidades no Barcelona, equipe que comprou o volante diretamente do Grêmio, Arthur rumou à Juventus em 2020 por cerca de 72 milhões de euros (R$ 440,64 milhões).
O volante e sua fome de gol :
Arthur chegou ao Grêmio em dezembro de 2010, com 14 anos.
Em 2012, foi eleito o melhor jogador da Copa Carpina Sub-16, além de ser campeão.
No fim da temporada 2016, Arthur teve a sua segunda chance no time de cima. Como o Grêmio havia acabado de conquistar o título da Copa do Brasil de 2016, um time reserva atuou na derrota para o Botafogo, por 1×0.
Era a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi a primeira vez que o volante jogou na Arena. O ano de 2017 fez com que o jogador ficasse conhecido na América e no Mundo.
De reserva se tornou uma das principais peças do Grêmio. Com Arthur, o tricolor conquistou a América pela terceira vez. O volante ainda foi considerado o melhor jogador da final, mesmo saindo aos seis minutos do segundo tempo, por ter sofrido um entorse de grau 3 no tornozelo esquerdo.
Com a lesão, ficou fora do Mundial de Clubes de 2017 nos Emirados Árabes.
Foram 54 dias de inatividade, voltando a correr apenas em janeiro da temporada seguinte.
Tornou-se a 11ª venda de volantes pelo Tricolor no século 21, se juntando a nomes como Lucas, Fernando e Walace, sem contar com Anderson, que na época era meia.
No dia 12 de março de 2018, o Grêmio publicou a notícia da conclusão do negócio com o Barcelona.
Porém, apenas com a ida ao clube catalão após o fim do ano.
Em 6 de julho, Grêmio e Barcelona chegaram a um acordo, antecipando a ida do volante para a Europa ainda naquele mês.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.