Na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, o Grêmio emitiu uma nota oficial descartando a ocorrência de injúria racial no episódio envolvendo um torcedor durante o jogo contra o Flamengo, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo.
O clube informou ter identificado o torcedor responsável pela fala que gerou a controvérsia e ouvido testemunhas. Além disso, contratou empresas especializadas para realizar a perícia no áudio de um vídeo que mostra a saída do jogador Carlinhos pelo túnel de acesso ao vestiário.

Um dos laudos periciais destacou um “enorme erro cometido pelo site do Jornal Lance! na internet contra os torcedores do Grêmio, amplificado pelas redes sociais”. Segundo o documento, a expressão “macaquinho” foi equivocadamente sugerida pela legenda do vídeo no site do jornal, e reforçada pela matéria escrita na mesma página, apesar de não corresponder ao que realmente foi registrado no vídeo analisado.
Outro laudo técnico acrescentou que a análise dos sons no áudio fortalece a hipótese de que o termo dito se assemelha a expressões como “tá brabinho” ou “tá bravinho”, descartando a possibilidade de que a palavra “macaquinho” tenha sido utilizada.

Grêmio tomara atitudes
Diante disso, o Grêmio comunicou o jornal Lance! e o Flamengo sobre o ocorrido e informou que tomará todas as medidas cabíveis para conter o prejuízo causado pela publicação original e sua repercussão, que geraram grande dano à imagem do clube e de sua torcida.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.