Grêmio divulga nota e denuncia Inter contra injúria racial no clássico Grenal

Torcida colorada. Foto: RIcardo Duarte

Na tarde de sábado, 19 de outubro, o Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, a partida ficou marcada não apenas pelo resultado, mas também por um episódio de injúria racial que ocorreu nas arquibancadas.

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, o Grêmio divulgou uma nota oficial informando que tomará medidas em relação a gestos feitos por torcedores do Internacional, que podem ser configurados como injúria racial contra a torcida gremista.

Torcida gremista. Foto: Lucas Uebel

“O Grêmio tomou conhecimento de uma imagem feita no último sábado, durante o clássico Gre-Nal, que mostra um torcedor da torcida adversária fazendo gestos em direção à torcida Tricolor que podem configurar o crime de injúria racial”, diz o comunicado.

A organização “Observatório da Discriminação Racial no Futebol” também se manifestou sobre o caso, afirmando que irá monitorar os desdobramentos do episódio. O Grêmio ressaltou a necessidade de que o fato seja investigado pelas autoridades competentes para que sejam tomadas as devidas providências.

Torcida colorada. Foto: RIcardo Duarte

O clube reiterou seu repúdio a qualquer ato de discriminação, afirmando seu compromisso histórico com a inclusão e a verdade dos fatos, além de prestar solidariedade aos torcedores que possam ter sido vítimas de discriminação.

Próximo jogo do Grêmio

Agora, o Tricolor se prepara para enfrentar o Atlético-GO no próximo sábado, 26 de outubro, às 16h30 (horário de Brasília), na Arena, em Porto Alegre, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.