A Maior rivalidade do Brasil, o clássico GreNal têm ampla vantagem do Grêmio no Rio Grande do Sul quando o assunto é futebol. Dono da maior torcida do estado, o Grêmio costuma liderar as estatísticas em títulos conquistados, especialmente depois de 1983, quando pioneiramente foi campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes.
Corroborando com isso, o ChatGPT, robô virtual (chatbot) que responde a perguntas variadas através de inteligência artificial, confirmou a superioridade do Imortal sobre o ” “ELES” em relação à grandeza dos clubes. Desenvolvido pela OpenAI, empresa fundada em 2015 nos EUA por Sam Altman e por Elon Musk, o programa de mais de um milhão de inscritos analisou as conquistas de cada clube, dando um veredito final sobre o tema.
Somando os principais troféus (Mundial, Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Sul-America, Recopa, Gauchão, Recopa Gaúcha e etc), o Tricolor leva vantagem com um número de 62 taças contra 57. Ademais, nas principais conquistas, o Grêmio se sobressai na medida em que é campeão do mundo e tricampeão da Libertadores da América, além de possuir quase 3 milhões de torcedores a mais (9,8 milhões de gremistas contra 6,9 milhões de colorados).
“ELES ” amarga quase 12 anos sem títulos expressivos
Vale ressaltar que a superioridade gremista foi consolidada novamente em 2017, quando o time azul, branco e preto somou o tricampeonato da Libertadores ao título da Copa do Brasil (2016), conquistada em 2016.
No último levantamento divulgado pelo jornal O Globo e pelo Ipec, Tricolor é o primeiro e “ELES” , seguem em segundo.
Uma pesquisa feita pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e pelo Ipec, instituto formado por executivos que eram do Ibope, mostrou que Grêmio “eles ” têm as maiores torcidas do Sul do Brasil. O Tricolor foi citado por 18,4% dos entrevistas entre os moradores da região, enquanto o Colorado ficou com 12,5% da preferência.
Conforme explicado pela publicação, o levantamento contou com 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 1º e 5 de julho, com pessoas com 16 ou mais anos. A margem de erro total é de dois pontos para mais ou para menos. Para o recorte das regiões, no qual o total de entrevistados é necessariamente menor do que a amostra geral da pesquisa, o Ipec afirma que é necessária uma distância superior a 5% para afirmar que um time está à frente de outro não só numericamente.
No ranking da região Sul, a Dupla é sucedida por Palmeiras (9,2%), Corinthians (6,9%) e Flamengo (5,6%), fechando assim o top 5 de maiores torcidas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Athletico-PR só aparece na sétima posição, com 2,6% das citações, e o Coritiba na décima, com 1,3%.
O Sul é a única região que nem Flamengo e nem Corinthians lideram no país. Os paulistas lideram no Sudeste, mas ficam atrás dos cariocas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
O ranking da região Sul
- Grêmio – 18,4%
- eles- 12,5%
- Palmeiras – 9,2%
- Corinthians – 6,9%
- Flamengo – 5,6%
- São Paulo – 3%
- Athletico-PR – 2,6%
- Vasco – 2%
- Santos – 1,6%
- Coritiba – 1,3%
Uma pesquisa feita pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e pelo Ipec, instituto formado por executivos que eram do Ibope, divulgada nesta terça-feira (19) apontou o Grêmio como o time com a sexta maior torcida do Brasil, com 3,2% das menções dos entrevistados, e o Inter com a oitava, ao lado do Santos, com 2,2%.
Conforme explicado pela publicação, o levantamento contou com 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o Brasil, entre os dias 1º e 5 de julho, com pessoas com 16 ou mais anos. A margem de erro total é de dois pontos para mais ou para menos, mas para este estudo foi calculada especificamente a margem de erro do percentual obtido por cada clube. As respostas foram colhidas em formato espontâneo (sem apresentar uma lista para os entrevistados). Eles tiveram de responder a pergunta sobre qual time “torcem mais ou têm simpatia maior”.
O top 5 das torcidas em solo brasileiro conforme a pesquisa tem o Flamengo na liderança, com 21,8%, seguido pelo Corinthians, com 15,5%, o São Paulo na terceira posição, com 8,2%, sucedido pelo Palmeiras, com 7,4%, e com o Vasco na quinta colocação, com 4,2%. Além do Tricolor e do Colorado, fecham as 10 maiores torcidas o Cruzeiro na sétima posição, com 3,1%, o Santos, empatado com o Inter, e o Atlético-MG, em décimo. Nenhum outro clube gaúcho aparece entre os 26 mais citados, conforme divulgação da pesquisa.
Ao todo, 24,4% disseram não torcer por nenhum time e 2,5% não souberam ou não opinaram.
As 10 maiores torcidas conforme a pesquisa
- 1º Flamengo 21,8% (com margem de erro: entre 20% e 23,6%)
- 2º Corinthians 15,5% (com margem de erro: entre 13,9% e 17%)
- 3º São Paulo 8,2% (com margem de erro: entre 7% e 9,4%)
- 4º Palmeiras 7,4% (com margem de erro: entre 6,3% e 8,5%)
- 5º Vasco 4,2% (com margem de erro: entre 3,3% e 5,1%)
- 6º Grêmio 3,2% (com margem de erro: entre 2,4% e 4%)
- 7º Cruzeiro 3,1% (com margem de erro: entre 2,3% e 3,9%)
- 8º eles 2,2% (com margem de erro: entre 1,6% e 2,8%)
- 8º Santos 2,2% (com margem de erro: entre 1,6% e 2,8%)
- 10º Atlético-MG 2,1% (com margem de erro: entre 1,5% e 2,7%)
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.