Foto: Lucas Uebel

Estratégia de Mano Menezes Surpreende ao Utilizar Marlon no Grêmio e Trazer Alívio no Brasileirão

O Grêmio ganhou um frescor no último domingo (4). A vitória magra, mas valiosa, por 1 a 0 sobre o Santos injetou ânimo no Tricolor Gaúcho em sua jornada no Brasileirão. Contudo, o placar apertado não foi o único destaque da partida. Uma alteração tática inusitada promovida por Mano Menezes nos minutos derradeiros acendeu um ponto de interrogação na cabeça dos torcedores: Marlon, lateral de origem, alçado à condição de meia?

A cena se desenrolou já na parte final do segundo tempo, com o relógio implacável marcando o tempo. Cristian Olivera deixou o gramado para a entrada do jovem Viery. A substituição, à primeira vista convencional, reservava uma reviravolta. Viery assumiu a lateral esquerda, como esperado, mas Marlon, até então fixo na defesa, ascendeu ao meio-campo. Sua missão? Patrulhar o corredor e, principalmente, robustecer a marcação no setor defensivo, blindando a vantagem mínima construída pelo Grêmio.

Grêmio
Viery. Foto: Lucas Uebel

? ENQUETE: O que você acha da parceria Mano Menezes + Felipão no comando do Grêmio?
1193 Votos · 1225 Respostas
VoteResults

Mas qual a lógica por trás dessa manobra inesperada? Seria um plano emergencial, ditado pelas circunstâncias do jogo, ou um vislumbre de novas possibilidades táticas para o futuro do Grêmio? Na zona mista, após o apito final, o próprio Marlon elucidou a estratégia: “Foi uma mudança também para bloquear um pouco a subida deles e para conseguirmos neutralizar o Santos”. A declaração do jogador lança luz sobre a intenção de Mano Menezes: conter o ímpeto ofensivo do adversário nos momentos cruciais, utilizando a versatilidade de Marlon como um “quebra-galho” tático.

Grêmio: Uma Nova Função para Marlon?

A improvisação de Marlon como meia nos minutos finais levanta questionamentos sobre a sua potencial utilização futura nessa função. Terá sido apenas uma medida pontual, ditada pela necessidade de “bloquear a subida” do Santos, ou Mano Menezes enxerga no lateral outras qualidades que podem ser exploradas no meio-campo? A resposta para essa pergunta paira no ar, alimentando o debate entre os torcedores e a análise da imprensa esportiva. O fato é que, em um futebol cada vez mais dinâmico e exigente, a polivalência de um jogador como Marlon pode se tornar um trunfo valioso para o Grêmio em suas próximas batalhas.

→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Grêmio no WhatsApp! É só clicar aqui.

Grêmio
Foto: Lucas Uebel