FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Mistério no Grêmio: meia vira “carta na manga” para decisão na Serra

Direção do Grêmio evita confirmar retorno, e situação física de peça ofensiva pode mexer com os planos de Luís Castro na semifinal

O Grêmio trata a semana como decisiva e, nos bastidores, o nome de Monsalve volta a ganhar força. A dúvida sobre Willian, que ainda convive com dores musculares, reacendeu a lembrança do colombiano — autor de um golaço diante do Juventude na fase classificatória do Gauchão. Mas, internamente, o cenário ainda é de cautela. Desde o início de fevereiro, o meia está entregue ao departamento médico por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda e sequer foi reintegrado aos trabalhos com bola no CT Luiz Carvalho.

A reapresentação do elenco, marcada para a manhã desta quarta-feira (18), será determinante para medir a evolução física do jogador. Questionado sobre a possibilidade de contar com Monsalve no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o vice-presidente de futebol Antonio Dutra Júnior preferiu manter o suspense. “Essa questão eu não vou adiantar porque muita coisa pode acontecer no decorrer da semana em relação à disponibilização de jogadores”, afirmou o dirigente, deixando em aberto qualquer previsão.

Mistério no Grêmio: meia vira “carta na manga” para decisão na Serra
Monsalve – Foto: Lucas Uebel – Grêmio

A temporada do colombiano, até aqui, tem sido marcada por obstáculos. Ele atuou em apenas dois jogos. Primeiro, precisou lidar com uma “exacerbação de lesão ligamentar do tornozelo direito ocorrida no final da temporada de 2025”, diagnosticada ainda na pré-temporada. O tratamento foi ajustado, sem necessidade de cirurgia, e a estreia veio no dia 31 de janeiro, justamente contra o Juventude, na Arena. Entrou no intervalo no lugar de Willian e marcou um belo gol de fora da área. Ganhou a titularidade contra o Botafogo, pelo Brasileirão, mas acabou substituído no intervalo após sofrer lesão grau 1 no músculo posterior da coxa esquerda.

Enquanto isso, o técnico Luís Castro já deixou claro que conta com a recuperação de peças importantes para elevar o nível da equipe. “Vamos recuperar alguns jogadores, alguns que durante a segunda parte caíram de rendimento. Recuperar alguns jogadores que não estiveram disponíveis para este jogo (contra o Juventude). Fazer ver a todos os outros que estiveram dentro do campo e emprestaram a sua contribuição ao jogo, mostrar-lhes de que forma estivemos por cima do jogo perante uma equipe que é da Série B, mas uma boa equipe de Série B”, declarou no último domingo (15).

Após o empate no primeiro confronto da semifinal, o Grêmio precisa vencer na Serra para garantir vaga na decisão. Novo empate leva a disputa para os pênaltis. A semana promete. E o mistério segue no ar.

Mistério no Grêmio: meia vira “carta na manga” para decisão na Serra
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA