Grêmio enche a torcida de esperanças para títulos nesse ano.
No que diz respeito a resultados, o Grêmio começa 2023 de forma impecável. Até histórica.
Há 16 anos o time não iniciava uma temporada com tantas vitórias. O triunfo por 2 a 0 diante do Avenida foi o oitavo consecutivo, mantendo os 100% de aproveitamento do time no Gauchão. Ainda assim, o desempenho é questionável.
Se mesmo com mais uma vitória, com a vaga nas semifinais do Gauchão praticamente garantida, Renato diz que não gostou do rendimento da equipe, algo parece não estar correto. Os resultados positivos acontecem, mas sem demonstração de qualidade.
O Grêmio de 2023 repete o de 2007, com oito vitórias seguidas no início de temporada – sete pelo Gauchão e o título da Recopa Gaúcha. Na ocasião, o time também venceu sete jogos no estadual e um por outra competição, no caso, a estreia na Libertadores.
Para alcançar a marca neste domingo, o Tricolor precisou vencer o Avenida e as próprias dificuldades em campo. Outra vez o time teve problemas em criar jogadas. Além disso, sedia espaços para o adversário, que teve mais chances no primeiro tempo.
O Avenida arriscava de fora da área e levava perigo ao gol de Adriel, que fez sua estreia na temporada. O jovem fez boa defesa em cobrança de falta de Garré e contou com a sorte em outro chute do camisa 10, quando fez a intervenção e a bola tocou no travessão.
As únicas finalizações no alvo do Grêmio foram após os 35 minutos, ambas com Suárez, mas para defesas sem problemas do goleiro Rodolfo. O uruguaio passou muito tempo sem espaço no ataque e chegou ao segundo jogo seguido sem marcar.
Não estivemos tão bem. Demos muito espaço ao adversário. No segundo tempo, com dois expulsos, facilitou nossa vida. Não pode dar espaço.
— Renato Portaluppi
Na segunda etapa, o Tricolor iniciou com ritmo um pouco melhor, ainda que não conseguisse transformar em oportunidades de gol. Quando conseguiu, porém, o panorama da partida mudou totalmente.
Aos 11 minutos, Pepê escapou pela esquerda e sofreu a falta. O volante cobrou rápido para Suárez, que serviu Cristaldo para abrir o placar. Além do gol sofrido, o Avenida foi punido com a expulsão da dupla de zaga. Na reclamação do lance, Micael e Marcão receberam vermelho.
A vantagem no placar e os dois homens a mais em campo facilitaram a vida do Grêmio. A equipe visitante precisou recompor a defesa e perdeu qualquer poderio ofensivo. Mesmo assim, o time de Renato converteu a superioridade no segundo gol apenas nos acréscimos de jogo.
Já passava dos 47 minutos quando Suárez recebeu pela esquerda e bateu de fora da área para defesa de Rodolfo. No rebote, Galdino tirou do goleiro e empurrou para o gol vazio para selar a vitória na Arena.
Pedido por Michael
Apesar de mais um resultado positivo, o técnico Renato Portaluppi admitiu a má atuação do time. Além disso, deu ênfase a uma posição carente: o ataque pelos lados. Sem Ferreira, novamente preservado, Gabriel Silva teve mais uma chance como titular.
Nominalmente, o comandante gremista disse que jogador a ser buscado para reforçar o setor é Michael. O atacante do Al-Hilal é desejo antigo do clube, mas as tratativas nunca avançaram.
– Tem que ter o homem para a abrir a defesa, quebrar as linhas. Estamos colocando o garoto para jogar, não tem as mesmas características que o Ferreira. Jogador desse tipo faz falta, dificulta muito, provamos isso mais uma vez dentro da Arena, por isso nossas dificuldades – afirmou Renato.
Líder isolado do Gauchão, o Grêmio pode garantir vaga nas semifinais caso o São José não vença o Juventude nesta segunda-feira. Com 21 pontos, o Tricolor não seria mais alcançado pelos concorrentes abaixo do G-4 neste momento.
Agora, pela primeira vez desde que o calendário iniciou, o Grêmio terá semana cheia para treinamentos. O próximo compromisso será apenas no sábado, contra o São Luiz, em Ijuí, pela 8ª rodada do Gauchão.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.