Grêmio tentou o retorno do jogador no inicio de 2022 mas sem sucesso
Ex-Grêmio, Tetê revela o que mais ‘impactou’ na Premier League e abre jogo sobre voltar ao Brasil: ‘Viver o que não vivi’
Primeiro brasileiro da história do Leicester, o brasileiro Tetê concedeu entrevista exclusiva à ESPN antes do compromisso contra o líder Arsenal, pela Premier League.
Mesmo com apenas três partidas realizadas com a camisa do Leicester, Tetê contou que está plenamente adaptado na Premier League e contou como deverá ser enfrentar o líder da Premier League.
“É uma competição gigantesca. Muito intensa, sempre acompanhei. Eu me preparo muito. Já sofri bastante na carreira, mas na Premier League não tem sofrimento. Vim com o pensamento de evoluir meu futebol”, iniciou.
“A partida contra o Arsenal é totalmente diferente por ser contra o líder. É um time vem fazendo grandes partidas, fiz um amistoso contra eles pelo Lyon, são fortes e consistentes”, contou o brasileiro.
Cedido por empréstimo pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ao Leicester, Tetê tem apenas 23 anos, mas conta com larga experiência no futebol europeu. No entanto, no Brasil, o garoto deixou o Grêmio sem atuar pelo time principal. À ESPN, Tetê contou que tem o sonho de voltar ao Brasil e ‘viver o que ainda não viveu’.
“Eu ainda tenho 23 anos, sou muito novo, mas quem sabe eu possa voltar ao Grêmio e possa viver o que eu não vivi lá. Jogar no profissional, o que não vivemos foi isso”, contou o atleta.
Veja abaixo outros trechos da entrevista:
Fuga da guerra e ajuda a refugiados na Polônia
“Saí da base do Grêmio direto para o profissional no Shakhtar. Foi muito diferente até o momento da guerra. Só quem está ali sabe o que é a situação. Nós estávamos na pré-temporada e havia um falatório sobre que poderia acontecer. Nós estávamos em casa quando começaram as bombas”.
“É bem diferente e complexo. Pensei em pegar o carro, coloquei minha família e fui para a fronteira na Polônia. De lá ajudei algumas pessoas. Mas muita gente deixou para trás tudo o que tinha. Foi um momento muito difícil. Os homens não podiam sair do país, quem era ucraniano. Minha esposa é ucraniana e pôde sair comigo”.
“Fiquei um mês, um mês e meio sem encostar na bola. Não tinha onde treinar, estava ajudando as pessoas na Polônia”.
Ausência de brasileiros e futuro na Europa
“Sei como é ter bastante brasileiro, vive isso no Shakhtar. Aqui eu sou o único, mas o português Ricardo tem me ajudado muito. Queria desenvolver mais meu inglês, tem sido bom para minha carreira”.
“Tem muita coisa que não aparece na mídia. Nutricionista, fisioterapeuta. São os diferenciais. São coisas que me ajudam a evoluir. Tenho o sonho de jogar uma Champions League, seguir na Premier League, viver coisas que não imaginava ter nem no meu sonho”.
Mateus Cardoso Lemos Martins, mais conhecido como Tetê
Natural de Alvorada, no Rio Grande do Sul, Tetê ingressou no Grêmio em 2008.
Em 2016, ele marcou 33 gols nas divisões de base.
Em 20 de abril de 2018, seu contrato foi prorrogado até 2021.
No dia 20 de fevereiro de 2019, após a disputa do Sul-Americano Sub-20 de 2019, Tetê foi vendido ao Shakhtar Donetsk, sem sequer ter estreado profissionalmente pelo Grêmio.
Shakhtar Donetsk
Em 20 de fevereiro de 2019, foi anunciado pelo Shakhtar Donetsk da Ucrânia.
No dia 28 do mesmo mês, foi apresentado oficialmente.
Em 13 de abril de 2019, ele fez sua primeira partida, na vitória por 3-0 contra o Zorya Luhansk.
No dia 31 de março de 2022, foi anunciado pelo Lyon por empréstimo junto ao Shakhtar até o fim da temporada.
Nessa temporada de 2021-22, o jogador fez 11 jogos e participou diretamente de 7 gols, todos na Ligue 1 de 2021–22,
e teve seu empréstimo estendido no dia 1 de julho de 2022 até o final da temporada de 2022-23.
Na temporada posterior, o brasileiro disputou 2 jogos na Copa da França de Futebol de 2022–23, onde fez 2 assistências na partida contra o Chambéry.
E pela Ligue 1 de 2022–23, o brasileiro foi utilizado em 17 jogos, onde fez 7 gols e 5 assistências em 6 meses.
Leicester City
No dia 29 de janeiro de 2023, o clube inglês Leicester City F.C. contratou o brasileiro até o fim da temporada, já que seu contrato com o Shakhtar estava suspenso após a FIFA permitir que estrangeiros pudessem fazê-lo graças aos conflitos bélicos de Rússia e Ucrânia. O jogador voltaria para seu time no dia 1 de julho.
6 dias após sua contratação, na estreia de Tetê pelo time inglês, ele marcou um gol na vitória de 4-2 do time contra o Aston Villa F.C., a partida foi válida pela Premier League de 2022–23.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.