FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Defesa falha, expulsão pesa e Grêmio amarga mais um tropeço longe da Arena

Equipe de Luís Castro sofre no Morumbi, segue zerada fora de casa no Brasileirão e agora volta o foco para decisão no Estadual

Era noite de afirmação. Virou mais um sinal de alerta. O Grêmio foi derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo, nesta quarta-feira (11), no Morumbi, pela terceira rodada do Brasileirão, e continua sem somar pontos como visitante. A equipe de Luís Castro apresentou dificuldades defensivas novamente e pagou caro por erros individuais. Lucas Moura, de pênalti, e Calleri marcaram os gols do time comandado por Hernán Crespo.

A ideia de Luís Castro foi ousada. O treinador abriu mão de um meia clássico e apostou em Edenilson ao lado de Arthur e Noriega, tentando dar mais mobilidade ao setor. Não funcionou. O meio ficou espaçado, a proteção à zaga foi insuficiente e o São Paulo dominou as ações desde os primeiros minutos. O primeiro gol saiu aos 23, após pênalti marcado por Sávio Pereira Sampaio. Lucas Moura cobrou, Weverton ainda tocou na bola, mas não evitou o placar adverso. Antes do intervalo, a defesa gremista já dava sinais de instabilidade, especialmente com Wagner Leonardo.

Defesa falha, expulsão pesa e Grêmio amarga mais um tropeço longe da Arena
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O cenário piorou no início da etapa final. Wagner Leonardo, que já havia recebido amarelo, foi expulso com pouco mais de um minuto após agarrar Calleri. Com um a menos, o Grêmio ficou exposto. Aos 12, Calleri aproveitou nova desatenção defensiva e ampliou. O goleiro Weverton ainda evitou um prejuízo maior ao defender pênalti cobrado por Luciano aos 15 minutos. Luís Castro mexeu na equipe, tentou reorganizar o sistema e orientou intensamente seus jogadores na parada para hidratação, mas o rendimento seguiu abaixo do esperado.

Com a derrota, o Tricolor mantém a preocupação no Brasileirão, especialmente atuando fora de casa. Agora, o foco imediato se volta para a semifinal do Gauchão. No domingo (15), às 17h30, o Grêmio enfrenta o Juventude, na Arena, pelo jogo de ida. Para a sequência da competição nacional, Luís Castro ainda aguarda os reforços de Leonel Pérez e Nardoni, que poderão ser utilizados a partir do confronto contra o Atlético-MG, no dia 25 de fevereiro.

Defesa falha, expulsão pesa e Grêmio amarga mais um tropeço longe da Arena
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

LEIA TAMBÉM: