Grêmio: “Pode voltar?” desejo da torcida e aval de Renato Cebolinha é desejo de 2023

GrÊmio

Grêmio vê de perto como a vida do atacante Everton Cebolinha está complicada, o jogador que retorno o Brasil, após um passagem discreta na Europa pelo gigante Benfica.
Cebola veio para o badalado Flamengo, tido como astro e reforço de peso, mas infelizmente para o jogador as coisas não eram como ele queria

Foto: Cbf

Everton que iniciou o ano 2022, abaixo de muitas criticas no rubro negro seguiu e tentou várias vezes buscar o carinho dos torcedores.


Quando um jogador custou mais de R$ 80 milhões, uma fortuna para os padrões do futebol brasileiro, se espera que ele chegue arrebentando imediatamente.

Isso muitas vezes é injusto, já que mudar de país exige um tempo de adaptação. Mas, no caso de Everton Cebolinha, que trocou o Benfica pelo Flamengo, não dá para qualificar sua performance até agora no clube carioca com outra palavra que não seja decepção.

Já são 16 partidas pelo clube, metade começando como titular e outra metade entrando vindo do banco.

Segundo o TruMedia, a ferramenta de estatísticas da ESPN, Cebolinha soma 800 minutos com a camisa rubro-negra.

Foto: Flamengo

A produção ofensiva é muito modesta, com apenas um gol marcado e uma assistência para gol.

Para deixar mais evidente o mau futebol de Cebolinha, melhor mostrar sua posição nos rankings na produção por minuto comparado com a dos outros jogadores do clube no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores.

Acertar um passe para o atacante é uma dificuldade. Seu aproveitamento é de 78,2%, o que o coloca na 30ª posição na lista de melhores passadores do Flamengo.

Everton Cebolinha tem 1 gol em 800 minutos pelo Flamengo. Nada menos do que 15 jogadores do time são mais eficientes que ele. O zagueiro Fabrício Bruno, por exemplo, marca um gol a cada 393 minutos.

Nas assistências, o ex-jogador do Grêmio também tem a marca de uma unidade para longos 800 minutos. É superado por 14 colegas de time. Rodinei dá uma assistência para gol a cada 268 minutos.

Os goleiros rivais pouco trabalham nas finalizações de Cebolinha.

O atacante só acerta 28% de seus chutes, Nada menos do que 23 jogadores do Flamengo são melhores do que ele nesta estatística.

Everton Cebolinha custo muito dinheiro por que realmente é muito acima da média. Acredito que ele ainda vai arrebentar no Flamengo. Mas isso está demorando demais para acontecer.



No Grêmio:

Sua estreia como profissional foi em 19 de janeiro de 2014 no confronto entre Grêmio e São José válido pela primeira rodada do Gauchão de 2014. O atleta entrou aos 14 minutos do segundo tempo substituindo Yuri Mamute na partida em que o Grêmio foi derrotado por 1 a 0.
Seu primeiro gol como profissional veio na partida seguinte, pela segunda rodada do Gauchão de 2014 em 23 de janeiro de 2014 contra o Lajeadense. O atleta, que começara a partida como titular, abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, em partida que terminou com vitória do Tricolor Gaúcho por 2 a 1 na Arena.
Durante o ano de 2014, disputou 14 partidas (começou como titular em apenas duas partidas) e esteve na casamata gremista sem atuar em outras 17 partidas. Das 14 partidas disputadas por Everton em 2014, sete foram pelo Gauchão 2014 (quando anotou 2 gols) e sete pelo Brasileirão de 2014. Pela Libertadores 2014 ele chegou a ser inscrito e a compor banco, mas não entrou em nenhum jogo. Ainda em 2014 recebeu o apelido de Cebola, dado pelo lateral-direito Pará.
Em 2015 foi inscrito no Gauchão, onde foi relacionado para todas as 20 partidas do Grêmio no campeonato, mas atuou somente em 12 oportunidades (3 vezes iniciou como titular) marcando 1 gol na primeira rodada. Também foi inscrito na Copa do Brasil de 2015.

É apontado, ao lado de Pedro Rocha, como um dos heróis do título da Copa do Brasil de 2016. No segundo jogo das quartas-de-finais contra o Palmeiras em São Paulo, Everton entrou no segundo tempo quando o Grêmio estava sendo desclassificado e fez o gol decisivo que colocou o time nas semi-finais.
Na primeira partida da final da Copa do Brasil, foi o autor do terceiro gol do Grêmio na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no Mineirão. Em um momento em que sua equipe era pressionada pelo adversário, após expulsão de Pedro Rocha, Everton recebeu cruzamento após arrancada do zagueiro Pedro Geromel e concluiu para o gol. No segundo jogo, após belo drible, fez o cruzamento que resultou no gol do título, marcado pelo equatoriano Miller Bolaños.

Foto: Reprodução tv

Na temporada 2017, apesar de não constar entre os titulares, foi utilizado na maioria dos jogos, apresentando ótimo aproveitamento.
Destacou-se, em especial, em partida contra a Chapecoense, válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em que marcou três gols, mesmo depois de ter ingressado no segundo tempo da partida.
No dia 12 de dezembro de 2017, marcou o único gol da vitória por 1 a 0 contra o Pachuca, válida pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA de 2017, classificando o Grêmio para a grande final da competição.
Tornou-se, assim, ao lado de Renato Gaúcho, o único atleta a marcar gol pelo Grêmio em um Mundial de Clubes, ao menos até o ano de 2017.

Finalmente, depois de quatro temporadas entre os profissionais (estreia em 2014, instabilidade em 2015, e um verdadeiro 12º jogador em 2016 e 2017), enfim ganhou o status de titular incontestável do Grêmio no início do ano de 2018, tornando-se o principal atacante do tricolor gaúcho na temporada e passando a ser apontado como verdadeira referência do esquadrão liderado por Renato Gaúcho.
Suas grandes atuações às vésperas da convocação para a Copa do Mundo de 2018, especialmente no Campeonato Gaúcho (no qual foi eleito o craque da edição 2018) e na Copa Libertadores da América, acabaram, inclusive, gerando especulações acerca de uma possível ida para o mundial,
o que acabou não acontecendo. Todavia, o jogador foi enfim convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira em agosto de 2018,passando a ser nome constante nas chamadas seguintes,somente não tendo sequência nas demais em razão de problemas musculares,
embora siga sob a atenção do técnico Tite.
Plenamente recuperado, tornou-se o atleta gremista que mais marcou gols em um ano, desde Hernan Barcos.
Encerrou 2018 em alta, despertando o interesse do inglês Manchester United.

No dia 4 de outubro de 2019, o Grêmio anunciou a renovação de contrato de Everton até dezembro de 2023. O novo contrato prevê valorização e coloca o atacante no mesmo patamar de outros jogadores entre os maiores salários do elenco.

Após encerrar o ano de 2019 com 20 gols em 57 jogos pelo Grêmio, foi apontado pelo tradicional periódico The Guardian como um dos 100 melhores jogadores do ano, ficando em 92º lugar.

No dia 14 de agosto de 2020 foi anunciada a sua saída do Grêmio, após 8 anos. Everton deixou o Grêmio com 69 gols em 273 partidas.
Everton deixa o clube como o maior artilheiro da Arena do Grêmio até o momento, com 43 gols.