Decisão polêmica na semana do dia internacional da mulher
Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Grêmio tomou uma decisão controversa: a extinção dos consulados femininos. A fundadora dos Consulados Femininos do clube, Eroni Abella, revelou que a medida foi tomada sem qualquer debate com as mulheres e baseada em um novo regimento aprovado pela atual administração do Tricolor.
Histórico dos consulados Femininos
O primeiro Consulado Feminino do Grêmio surgiu em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, em 2018. Desde então, diversos consulados femininos foram criados, tanto no Brasil quanto no exterior, incentivando cada vez mais mulheres a se associarem ao clube. Um dado relevante é que, após 18 meses da criação do primeiro consulado, o Tricolor registrou cerca de 4.500 novas sócias.

Mobilização das advogadas Gremistas
Diante dessa nova imposição do clube, advogadas gremistas que fazem parte do Consulado Feminino do Tricolor estão se mobilizando para ingressar com uma ação coletiva na justiça, reivindicando o direito adquirido há seis anos.
Posicionamento do Grêmio
O Grêmio, por sua vez, defende que não está fechando os consulados femininos, mas sim cumprindo o regimento que permite apenas um consulado por região. Segundo o clube, o Consulado Feminino deverá se unir ao Consulado Geral da cidade.
“O Grêmio FBPA esclarece que, diferentemente do que foi divulgado hoje por alguns profissionais de imprensa, os consulados femininos não foram “extintos” em nenhuma parte do Brasil ou exterior. O que houve foi uma adequação, em janeiro deste ano, a um regulamento geral interno que existe desde 2006 e prevê que cada município tenha apenas um consulado. Com isso, em algumas cidades, houve a integração entre duas operações. O Grêmio sempre estimulou a atuação de cônsules e consulesas locais e apoia integralmente as suas atividades, buscando um ambiente inclusivo e onde as mulheres tenham representatividade. Por fim, o Grêmio reforça o seu compromisso com todos os seus torcedores, especialmente as gremistas, para fortalecer ainda mais o Clube de todos.”
Nota oficial do Tricolor
No final da tarde desta sexta-feira, o Grêmio emitiu uma nota oficial sobre o assunto, negando a extinção dos consulados femininos e reiterando seu compromisso com a representatividade e a igualdade de gênero.

Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.