O Grêmio anunciou, na manhã desta segunda-feira (23), que identificou o torcedor envolvido no suposto caso de racismo contra o atacante Carlinhos, do Flamengo. O incidente ocorreu após a partida entre as duas equipes, no domingo (22), quando o jogador flamenguista foi expulso e, segundo o clube carioca, teria sido chamado de “macaquinho” enquanto deixava o gramado da Arena.
Em resposta às acusações, o Grêmio divulgou uma nota oficial alegando que o torcedor teria dito “tá brabinho?” em referência à atitude de Carlinhos, que quebrou a cabine do VAR após sua expulsão. Ainda segundo o clube, a frase teria sido repetida por uma criança que estava próxima ao torcedor.
Na mesma nota, o Grêmio enfatizou seu compromisso no combate a qualquer tipo de discriminação, destacando que o clube possui um trabalho contínuo contra o racismo. “O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio e reforça que continuará identificando e punindo torcedores que cometem ilegalidades nos jogos”, afirmou o comunicado.
O Flamengo, por sua vez, mencionou um vídeo publicado pelo portal Lance!, que mostraria Carlinhos no túnel de acesso aos vestiários. De acordo com a denúncia do clube carioca, o jogador afirmou ter ouvido imitações de macaco, e em um vídeo divulgado pelo site, é possível escutar a palavra “tá brabinho?”.

O diretor jurídico do Grêmio, Luiz Paulo Germano, reagiu duramente às acusações de injúria racial feitas pelo Flamengo, chamando-as de “caluniosas”. Segundo Germano, o clube tem provas de que nenhuma ofensa racial foi direcionada ao jogador Carlinhos. “Não aceitaremos essa canalhice”, declarou o diretor, acrescentando que o Grêmio pretende tomar medidas legais contra o Flamengo.
O caso deverá ser investigado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deverá se pronunciar sobre os desdobramentos nos próximos dias. Enquanto isso, as autoridades esportivas seguem apurando os detalhes do incidente.

Veja a nota do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre.
O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”.
O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF.”
Veja a nota do Grêmio
“Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR.
Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa.
Sendo assim, ainda ontem à noite, o Grêmio identificou o torcedor responsável pelo que foi dito ao jogador do Flamengo.
Indagado pelo Clube, o torcedor afirmou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo.
Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado.
O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio. E aproveita para reforçar o seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação. Esclarece que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. E que, além disso, vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que, eventualmente, cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos.
O clube está à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso.”
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.