Fim da linha: Grêmio demite técnico e promete reformulação nos bastidores

Renato Gaúcho. Foto: Lucas Uebel

O Grêmio se prepara para uma grande reformulação ao final de 2024, com a saída de membros importantes da comissão técnica e mudanças significativas no elenco. A diretoria já iniciou os planos de renovação, e a expectativa é que o clube comece 2024 com uma nova estrutura. Entre os principais nomes que não devem permanecer estão o técnico Renato Gaúcho e o coordenador Antônio Brum, além de uma série de jogadores em fim de contrato.

Fim da linha: Saída de Renato e mudanças no elenco

A saída de Renato Gaúcho, ícone da história gremista, parece cada vez mais certa. Ao lado de Antônio Brum, ele deve se despedir ao final da temporada. Mesmo que uma reviravolta ocorresse com sua permanência, a diretoria não considera manter alguns atletas de peso, como o lateral Reinaldo, que possui um dos salários mais altos do elenco (mais de meio milhão de reais por mês) e não conseguiu entregar o desempenho esperado.

Renato Gaúcho. Foto: Lucas Uebel

Além de Renato, o clube deve ver sete jogadores deixarem o plantel. Um dos casos mais marcantes é o do zagueiro Geromel, que já confirmou sua aposentadoria ao fim do ano, encerrando uma passagem histórica pelo Grêmio. Outro nome próximo da despedida é o lateral-direito Fábio, que sinalizou uma possível aposentadoria e não terá seu contrato renovado.

Saídas e dúvidas no ataque

O atacante Diego Costa é uma das maiores incertezas. O centroavante foi decisivo em parte da temporada, mas perdeu ritmo após uma lesão. A diretoria do Grêmio também se comprometeu a dar mais chances para Arezo em 2025, o que pode inviabilizar a continuidade de Diego, ainda mais considerando seu alto salário, o maior do elenco.

Foto: Luiz Erbes/AGIF

Por outro lado, Soteldo é o único com chances reais de permanecer. A negociação com o Santos, porém, envolve um obstáculo financeiro: o clube paulista pede 5 milhões de dólares (R$ 28,5 milhões) por 50% dos direitos. Há esperanças de avanço, caso o Santos aceite negociar trocas de jogadores ou reduzir o valor.

Fim da linha para outros jogadores

Nomes como Rodrigo Caio e Du Queiroz também não seguirão no elenco. Rodrigo Caio fez apenas três partidas desde sua chegada e, mesmo com um salário reduzido, não terá contrato renovado. No caso de Du Queiroz, que pertence ao Zenit, a diretoria não pretende fazer o investimento necessário para sua compra. Há relatos de que ele não jogará mais até o fim do ano.

Soteldo. Foto: Lucas Uebel

Com uma lista extensa de saídas e o encerramento de ciclos importantes, o Grêmio inicia um processo de reconstrução para 2024. Apenas um ou dois jogadores devem renovar contrato, deixando claro que o clube buscará novos nomes para montar uma equipe competitiva e tentar novos títulos na próxima temporada.