Luís Castro prepara mudanças importantes após empate na ida e aposta em nomes de peso para buscar a vaga na final do Gauchão
O empate em 1 a 1 na Arena deixou o alerta ligado. E no Grêmio, quando o sinal acende, há resposta. Depois de perder o Gre-Nal e mexer na equipe diante do Fluminense, o técnico deixou claro seu posicionamento. “— Não estavam à espera que eu não fizesse nada à equipe”, afirmou. Agora, para o duelo decisivo contra o Juventude, domingo (22), a tendência é de nova intervenção de Luís Castro, desta vez com reforços de peso voltando ao time.
Três nomes reaparecem no radar tricolor. Wagner Leonardo deve reassumir a vaga na zaga após problema muscular. No meio, Noriega retorna de suspensão e aguarda apenas a definição de julgamento previsto para esta quinta-feira (19). Já Amuzu depende da publicação do visto de trabalho no Diário Oficial da União, esperada até sexta (20). Há apenas uma possibilidade de ausência: caso siga a tradição do Ramadã. Com o trio, a expectativa é de um time mais equilibrado.
O comentarista do SporTV, Paulo César Vasconcellos, analisou: “— Os retornos do Wagner Leonardo e do Amuzu são muito interessantes, mas o grande desafio está ainda na questão do meio de campo e da constância, além de haver uma instabilidade na lateral-direita, o João Pedro não está bem. O desafio do Grêmio para o jogo é ser um time mais estável.”

A defesa, aliás, concentra atenções. Wagner Leonardo foi criticado após atuação diante do São Paulo e deve formar dupla com Balbuena. Juntos, estiveram em campo em duas partidas nesta temporada: vitória por 5 a 3 sobre o Botafogo e derrota para o São Paulo — cinco gols sofridos em 180 minutos. No ano passado, também dividiram o miolo defensivo em empate com o Ceará e revés contra o Sport.
O comentarista do Grupo RBS, Leonardo Oliveira, fez o alerta: “— No caso de Wagner Leonardo, será preciso recuperar-se tecnicamente. Sua última atuação foi comprometedora, e Luís Castro precisará protegê-lo, pois o Juventude forçará muito pelo seu lado diante desse contexto.” Sobre Noriega e Amuzu, foi mais otimista: “— Noriega e Amuzu são acréscimos importantes. O primeiro pela capacidade de proteger uma defesa que leva 1,2 gol por jogo. O extrema pela iniciativa individual e pela verticalidade com a bola, em que sempre busca os arremates.”
Nem só de retornos vive o Tricolor. Monsalve voltou aos treinos e pode ser opção. Em contrapartida, Tetê sofreu lesão muscular na parte posterior da coxa direita e desfalca o time por 10 a 14 dias. Willian apresentou edema muscular e segue em tratamento diário. Diante desse cenário, um possível Grêmio tem: Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur e Monsalve (Jeffinho ou Cristaldo); Pavon (Enamorado), Carlos Vinícius e Amuzu. É decisão. E o Grêmio sabe que não pode repetir os erros da Arena.

LEIA TAMBÉM:
- Luís Castro ajusta o Grêmio e promove alterações importantes contra o Juventude
- Juventude x Grêmio: semifinal pegando fogo em jogo decisivo na Serra
- Atacante deixa o Grêmio e prepara novo destino no exterior
- Recuperado: jogador do Grêmio volta aos treinos e agita bastidores no CT
- Clima quente: Grêmio acerta com lateral do Vasco e irrita clube carioca
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

