Cristaldo. Foto: Lucas Uebel

Diretoria do Grêmio define saída de Cristaldo e +3 jogadores no time

Grêmio promete reformulação nos bastidores

O Grêmio segue em processo de reformulação e trabalha para reduzir ainda mais o tamanho do elenco nos próximos dias. A diretoria entende que o grupo atual ainda pode ser enxugado e, por isso, novas saídas não estão descartadas. Desde o fim de 2025, o clube já negociou 19 jogadores, número que evidencia a profundidade das mudanças promovidas no início deste ciclo.

Uma das situações em andamento envolve o meia Cristaldo. O jogador não entra em campo desde o dia 7 de fevereiro, quando iniciou a partida contra o Novo Hamburgo, mas foi substituído no intervalo. Desde então, acumulou poucas participações, ficando no banco em jogos decisivos do Campeonato Gaúcho e sendo relacionado apenas uma vez no Brasileirão. O Grêmio mantém negociações em sigilo e pretende avançar nas conversas no começo da próxima semana.

Aravena. Foto: Lucas Uebel

Além de Cristaldo, outros atletas estão próximos de deixar o clube. O atacante Aravena tem empréstimo encaminhado ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, enquanto a diretoria avalia a possibilidade de uma rescisão contratual com o volante Cuéllar, que também deve sair em breve. Recentemente, Edenilson acertou sua transferência para o Botafogo, reforçando a lista de jogadores que não fazem mais parte dos planos.

Internamente, a avaliação é de que os primeiros meses da temporada serviram para observar o elenco de forma mais justa e definir quais atletas se encaixam no projeto esportivo desenhado em conjunto com a comissão técnica. Jogadores experientes como Kannemann e Cuéllar tiveram poucas oportunidades, assim como nomes mais jovens, caso do zagueiro Luís Eduardo e do meia Riquelme, que também atuaram apenas uma vez. A tendência é que o clube conclua esse processo de ajustes antes da sequência mais pesada da temporada.

Grêmio
Edenilson. Foto: Leonardo Bessa