Grêmio será denunciado pela MP sobre briga dos torcedores no último dia 29/01

Foto: Divulgação

Grêmio foi informado hoje na sexta-feira (3), sobre a violência e pancadaria que ocorreu no confronto diante do São José de Porto Alegre RS, no estádio Passo D’Areia na zona norte da cidade.

Foto: Lucas Uebel

A Polícia Civil e a Brigada Militar estão perto de concluir investigação sobre depredações no entorno do Passo D’Areia, no domingo (29), antes de São José x Grêmio. O Ministério Público prepara denúncia contra torcedores envolvidos na confusão que, segundo os órgãos de segurança, estariam vinculados a dois grupos da torcida organizada Geral .

Segundo a BM, parte de um grupo de cerca de 60 pessoas teria provocado danos a veículos

A Brigada Militar registrou uma confusão envolvendo dezenas de torcedores gremistas no meio da tarde domingo (29) no entorno do estádio do São José.
Informações da BM indicam que um grupo de aproximadamente 60 pessoas teria provocado danos em pelo menos três veículos – cuja extensão não havia sido confirmada oficialmente até a publicação desta matéria. Um vídeo que circula em redes sociais mostra uma pedra sobre um para-brisa trincado. Um carro utilizado pela Rádio Gaúcha também foi danificado na confusão.

Integrantes da torcida teriam encurralado cerca de 20 torcedores de uma organizada do São José, e a briga começou. Moradores das proximidades também relatam que o grupo soltou rojões e provocou estragos na rua Padre Hildebrando, onde fica o acesso dos torcedores locais.

A moradora de um prédio vizinho, que prefere não se identificar, registrou alguns desses torcedores correndo com alguns instrumentos musicais pela rua. Os equipamentos, como um bumbo, foram retirados de um espaço anexo ao estádio e colocados no interior de um carro vermelho, que saiu em alta velocidade em seguida, conforme a testemunha. Os instrumentos pertenciam à torcida do São José.

O comandante do policiamento da Capital, coronel Luciano Moritz Bueno, confirmou os atos de vandalismo, mas explicou que a corporação ainda estava atendendo a ocorrência e não tinha detalhes do episódio.

O Departamento do Torcedor do Grêmio trabalha na identificação para colaborar com as autoridades. Imagens de câmeras de segurança para auxiliar na identificação.

O tumulto durou cerca de 5 minutos. Três carros foram depredados, e um torcedor ficou ferido. Ele foi encaminhado a um hospital. Uma versão preliminar indicava que os torcedores não teriam conseguido entrar com instrumentos no estádio, o que poderia ter provocado a confusão.

Torcedores de Grêmio e São José entraram em confronto antes do jogo entre as duas equipes na noite deste domingo. Houve estragos em veículos estacionados no entorno do estádio Francisco Novelletto.

A Brigada Militar agora trabalha na identificação dos envolvidos no caso, bem como quais torcidas estiveram presentes na briga. Esse ponto é fundamental na punição das organizadas que protagonizaram o fato

O juiz do torcedor, Marco Aurélio Martins Xavier, afirma que, a partir de agora, aguarda os relatórios da Brigada Militar sobre a confusão. A partir disso, serão tomadas eventuais decisões sobre punições a torcedores. 

“Vamos “fazer todos os esforços para apurar quem são os envolvidos — assegurou

Ainda segundo o juiz, os torcedores envolvidos podem ser afastados dos estádios:

Vamos fazer o possível para aplicar punições justas a quem mereça ser punido”.

Juiz : Marco Aurélio Martins Xavier 

Vale relembrar que o Juiz Marco Aurélio, é baste criticado por grande parte da torcida do Imortal, eles alegam que por ser torcedor do Internacional o juiz é parcial e sempre prefere dar punições duras ao Tricolor, enquanto o seu time do coração o mesmo sempre alivia a barra.

Ficara na mão do Juiz o julgamento referente a confusão entre as torcidas, as mesmas podem ser afastadas de jogos

E não é descartado de o Clube sobre uma punição por causa das confusões desse confronto.



https://www.youtube.com/watch?v=ucIhZf3L5RQ
Dentro de campo o Grêmio bateu o são José por 1×0