Grêmio vai a São Luiz tentar manter o 100%
O Esporte Clube São Luiz é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Ijuí, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são vermelho e branco . Disputa atualmente a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro Série D e a Copa FGF. Também ocupa a posição de número 202° no ranking da CBF, com 75 pontos.
O São Luiz foi fundado em 20 de fevereiro de 1938 por Angelino Alves dos Santos.
O primeiro presidente foi Wilmarino Fonseca. O atual vice-presidente da CBF e ex-presidente da FGF, Emídio Odózio Perondi, também presidiu o clube.
O São Luiz profissionalizou-se na década de 1950, quando passou a disputar a Segunda Divisão gaúcha. Nos anos 1970, o clube esteve em Montevidéu aonde enfrentou o temido Peñarol vencendo os atuas campeões da Libertadores e do Copa Interamericana o São Luiz conseguiu sua vitórias mais importante da história do clube apos 1×0 o Peñarol e tendo um dia de gala no futebol, participando da Copa Atlântico de Futebol. Depois de 15 anos, voltou a primeira divisão estadual em 1991.
Conquistou, em 1997, a Copa Galego, derrotando o Glória na final. Treinado por Nestor Simionatto, o São Luiz venceu a primeira partida da decisão por 4×0 em Ijuí, e empatou a segunda por 1 a 1, no Estádio Altos da Glória, em Vacaria. A equipe campeã estava assim escalada: Magero; Lelo, Pessali, Aguiar e Márcio; Uana (Marcelo Bolacha), Jorginho (Alexandre Tiongo), Sandro e Tuto; Lela (Dejai) e Giovani Mello.
Durante a preparação para a Copa do Mundo de 1994, no qual a Seleção Brasileira se sagrou campeã, o São Luiz, enfrentou em 1991 a futura campeã mundial, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, empatando em 0 a 0. A escalação do São Luiz nese jogo foi: Janio, Polaco, Caçula, Newmar, Kiko, João Luiz, Negrine, Betinho, Marco Antônio, Café e Edmundo. Técnico: Cassiá.
Em 2002, depois de quase fechar o departamento de futebol profissional e de acumular dívidas, o São Luiz de Ijuí mudou de direção, investiu em contratações e modificou completamente o time. O time permaneceu fechado por nove meses e o clube esteve ameaçado de falir.
A nova direção assumiu em dezembro e, com a ajuda da comunidade, montou a equipe
o Campeonato Gaúcho de 2002.
Poletto treinou o São Luiz pela terceira vez. Entre as contratações, Paulo Gaúcho, então com 39 anos, que no Campeonato Gaúcho de 1994 se consagrou o segundo maior artilheiro da história do torneio, com 24 gols.
Time-base: Luciano; Luciano Panambi, Carlão, Jarbas e Martins; Paulo Roberto, Ludo, André Cemin e Paulo Gaúcho; Marcio Galvão e Alessandro.
Em 2009 o São Luiz teve uma grande campanha no futebol Gaúcho sendo umas das melhores equipes na classificação geral juntos a grandes clubes como o Internacional, Grêmio e Juventude. Em 2010 o São Luiz de Ijuí fez um campeonato Gaúcho bom ficando regular na competição.
Em 2011 o São Luiz fez uma das suas piores campanhas no campeonato gaúcho lutando contra o rebaixamento e ficando na 1ª divisão do Gauchão com uma diferença de 3 pontos para o último rebaixado.
Em 2012 o São Luiz teve mais uma atuação ruim no Campeonato Gaúcho novamente lutando para não ser rebaixado e fazendo jogos importantes contra clubes com o Ypiranga e Avenida ambos os 2 times foram rebaixados para segunda Divisão do Campeonato Gaúcho.
Em 2013 o São Luiz tem uma grande campanha no 1º Turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2013,tendo a segunda melhor campanha na competição com 17 pontos atrás do Lajeadense que fez 18 pontos na Taça Piratini de 2013.
Após passar a primeira fase o São Luiz entrou nas 4 de finais primeiro jogo São Luiz 1×0 Cerâmica no Estádio 19 de Outubro, se classificando para semifinal onde enfrentou o Caxias vencendo pelo placar de 2×1 jogando em casa no Estádio 19 de Outubro, e se classificando para a final do 1º Turno do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2013 fazendo história para a cidade de Ijuí, onde enfrentou o Internacional,sendo derrotado por uma goleada de 5×0 em pleno Estádio 19 de Outubro e ficando vice campeão da Taça Piratini de 2013.
2º turno do Gauchão, a Taça Farroupilha de 2013 o São Luiz fez boa campanha no estadual se classificando em 4 colocado de seu grupo,com 7 pontos,já nas quartas de finais pegou logo de cara o Grêmio, o jogo aconteceu em Porto Alegre na Arena do Grêmio, o jogo terminou 0x0,nas penalidades Máximas o Grêmio levou a melhor vencendo 5 x 3, eliminando o São Luiz da Taça Farroupilha de 2013.
Mas na classificação final do Campeonato Gaúcho de Futebol em 2013, o São Luiz ficou em 3º melhor clube na competição na frente do Grêmio, sendo campeão do interior e se classificando para copa do Brasil de 2014.
Em 2014 o São Luiz, acabou sendo rebaixado à divisão de acesso do campeonato gaúcho. Na copa do Brasil de 2014, o São Luiz pegou o Nacional de Manaus, sendo eliminado.
O São Luiz foi a primeira equipe gaúcha a jogar na Arena da Amazônia.
Seu maior idolo é o lendário Paulo César Baier atualmente é um treinador comanda o Botafogo-SP.
Quando jogador, tinha como principais características a armação de jogadas e a boa finalização, além de ser especialista em cobranças de bola de parada.
Em seus últimos ano de carreira revelou que é torcedor do Grêmio e que infelizmente não realizou o sonho de jogar no Tricolor, apesar de ter chegado perto a vestir a camisa do Imortal por algumas vezes.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.