Tencati, técnico do Juventude detona arbitragem após derrota: “Se fosse a favor do Grêmio…”

A derrota em casa para o Grêmio, no Alfredo Jaconi, deixou mais do que apenas um placar desfavorável para o Juventude. Deixou um rastro de insatisfação e um desabafo contundente do técnico Claudio Tencati, que questionou a arbitragem e a interpretação de lances cruciais. A grande dúvida que fica é: a equipe do Juventude foi prejudicada pela arbitragem em lances capitais, ou as decisões foram apenas fruto de uma interpretação rigorosa das regras? A resposta, para Tencati, é clara e incisiva, levantando um debate acalorado sobre a uniformidade dos critérios no futebol brasileiro.

O técnico, visivelmente frustrado, não hesitou em expressar seu descontentamento. “O sentimento sempre é ruim, a gente sofre no vestiário”, desabafou Tencati. Ele se referia a dois momentos específicos da primeira etapa: um pênalti assinalado contra o Juventude e outro, desmarcado a favor da equipe alviverde. Segundo Tencati, a “interpretação” da arbitragem pendeu para um lado, gerando um impacto visual “diferente” da realidade. Essa avaliação do treinador reacende a discussão sobre a subjetividade das decisões e como elas podem, em questão de segundos, alterar o rumo de uma partida e o planejamento tático de uma equipe.

A aposta em uma equipe mais ofensiva, com o objetivo de “tomar as rédeas do jogo” em casa, foi minada, na visão de Tencati, por esses lances. “Saímos atrás, e isso gerou uma instabilidade. Ainda reorganizamos e fomos em busca do gol. E aí, aquele lance de não pênalti, entra de novo a interpretação”, lamentou o treinador, que ainda completou sobre a jogada envolvendo Mandaca: “O Mandaca não tem uma participação efetiva da jogada”.

A indignação de Tencati atinge seu ápice quando ele declara: “Eu duvido que se fosse a favor do Grêmio, ele não daria o pênalti. Ou se fosse para outra equipe. O Juventude vai ter o rigor da lei sempre. Neste lance, eu discordo totalmente.” Uma afirmação que lança uma sombra sobre a imparcialidade e a aplicação dos mesmos padrões para todos os clubes.

grêmio

ENQUETE: Como resolver os erros de arbitragem no futebol brasileiro?
306 Votos · 497 Respostas
VoteResults

O Grêmio em xeque e a evolução necessária

A contundente declaração de Tencati, apontando o Grêmio como um possível beneficiário de um critério de arbitragem mais “brando”, coloca em xeque a imparcialidade do apito e a necessidade de a equipe do Juventude “evoluir muito” durante a parada para a Copa do Mundo de Clubes. Resta saber se o desabafo do treinador encontrará eco na CBF e se os critérios de arbitragem serão revistos para garantir a igualdade e a justiça esportiva em todas as partidas, independentemente dos clubes envolvidos. A polêmica está lançada, e o debate sobre a interpretação das regras no futebol brasileiro ganha mais um capítulo, com o Juventude buscando respostas e melhorias para o futuro.

grêmio
Elenco gremista. Foto: André Ávila

Veja mais noticias do Grêmio