Grêmio enaltece o Luiz Felipe Scolari o Felipão
Nascido na cidade de Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul, Felipão é filho de Benjamin e Cecily Leda Scolari.
Luiz Felipe Scolari iniciou sua carreira futebolística no Aimoré aos dezessete anos, atuando como zagueiro pelos juvenis do clube de São Leopoldo, o mesmo clube e posição que seu pai havia jogado anos antes.
Jogou no Aimoré de 1966 até 1973, e, no mesmo período, dava aulas no Ginásio Industrial, hoje Escola AJ Renner, na cidade de Montenegro-RS.
Tempos depois foi professor de educação física na Escola Estadual Cristóvão Mendonza e no Colégio La Salle Carmo, ambos em Caxias do Sul.
Nesse período Luiz Felipe Scolarivivia em Canoas, estudando conceitos de Educação Física no Instituto de Porto Alegre.
Além de lecionar em Montenegro, atividade desempenhada nas manhãs, realizava treinamentos no Estádio Cristo Rei no restante do período.
Apesar da jornada, Luiz Felipe Scolari já demonstrava empenho em busca de seu objetivo de ser jogador de futebol.
Embora sua carreira profissional tenha iniciado tempos depois, chegou a jogar no futebol amador pela equipe do São Cristóvão e a participar de uma avaliação, as chamadas peneiras, no Internacional.
Também se aventurou como lateral-direito antes de se estabelecer na função de zagueiro.
Em 1973 se casou com Olga Pasinato, hoje Scolari, com quem permanece unido até os dias atuais. Ambos se conheceram aos 16 anos, sendo parte do estimulo ao estudo por imposição do pai de Olga.
Após o casamento, Luiz Felipe Scolari e Olga foram viver na serra gaúcha, onde o ídolo gremista seguiu trilhando seu sonho de ser jogador, sempre com a bênção de Nossa Senhora do Caravaggio, da qual é grande devoto.
Outro destaque pessoal é sua cidadania italiana, concedida em razão de seus avós serem imigrantes da região do Vêneto.
Com as boas atuações e relevantes trabalhos realizados no interior do Rio Grande do Sul, Luiz Felipe Scolari é contratado como técnico do Grêmio no ano de 1987, ocupando o lugar do uruguaio Juan Mujica.
Assumiu o time em 3 de junho, comandando o elenco em 15 jogos pelo estadual, inclusive em quatro Grenais, onde venceu dois e empatou os outros dois.
Como resultado, conquista seu primeiro grande título pelo Grêmio, o Campeonato Gaúcho de Futebol de 1987.
Logo após a conquista do estadual, Luiz Felipe Scolari lidera o Grêmio em sua excursão à Europa, onde venceria o tradicional Torneio de Berna de 1987, ao vencer o Benfica e o Neuchâtel Xamax, retornando invicto do Velho Continente após nove jogos contra clubes europeus.
Pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, liderou o clube na campanha que acabou em 5º lugar para o Imortal. Mesmo com o bom resultado no estadual, Luiz Felipe Scolari acabou deixando o clube tricolor ao final da temporada, dando lugar a Otacílio Gonçalves.
Após decisões memoráveis contra o Grêmio, com destaque no Campeonato Gaúcho de 1983 e Copa do Brasil de 1991, bem como sua passagem anterior, Luiz Felipe Scolari retornaria ao Grêmio em 2 de setembro de 1993, com um objetivo muito claro: recolocar o Grêmio no mapa dos grandes clubes do Brasil após o descenso em 1991.
O técnico gremista sofreu grande pressão de início, em razão do baixo rendimento no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1993, onde acabaria eliminado na primeira fase. A temporada de 1993 foi um recomeço tumultuado do Tricolor, pois, retornando da segunda divisão, o Grêmio deixou escapar o título da Copa do Brasil diante do Cruzeiro.
A conquista do Campeonato Gaúcho de Futebol de 1993 acabou sendo o alento para a torcida gremista.
Pressionado, o então presidente Fábio Koff, campeão do Mundial de Clubes de 1983 e da Copa Libertadores da América no mesmo ano, bancou a permanência do técnico no ano de 1994. Meses depois, Luiz Felipe Scolari conquistaria a Copa do Brasil de 1994 sobre o Ceará, título que contou com grande campanha invicta e duelos contra grandes clubes como Vasco e Corinthians.
A taça da Copa do Brasil não era o único motivo de comemoração da torcida gremista.
Com a conquista, o Grêmio garantiu sua participação na Copa Libertadores da América.
Em uma temporada memorável, Luiz Felipe Scolari levaria o Grêmio ao título da Copa Libertadores da América de 1995, Campeonato Gaúcho de 1995 e a Copa Sanwa Bank de 1995, além da final da Copa do Brasil de 1995 e do Mundial de Clubes de 1995, vencidos por Corinthians e Ajax, respectivamente.
No ano de 1996, Luiz Felipe Scolari garantiria outras conquistas para o Tricolor Gaúcho. Venceu o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996, a Recopa Sul-Americana de 1996 e o Campeonato Gaúcho de Futebol de 1996, garantindo uma tríplice coroa ao Grêmio e marcando definitivamente seu nome como um dos maiores ídolos da história do clube.
Em 29 de julho de 2014, o Grêmio anunciou o retorno de Luiz Felipe Scolari ao clube, ocupando o cargo deixado por Enderson Moreira. Garantiu uma boa atuação do time tricolor, que passava por momentos de turbulência no comando do técnico anterior.
No comando técnico, Luiz Felipe Scolari garantiu um score de 4×1 em Grenal realizado pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014. À época, o Grêmio não goleava o Internacional desde o ano de 1990, sendo um dos resultados mais expressivos da passagem do treinador pelo clube.
Em 19 de maio de 2015, sem conseguir repetir o sucesso da última passagem e ciente da crise financeira do clube, pediu demissão, abrindo mão de direitos trabalhistas e rumando à China logo depois.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.