Grêmio usa logística para se preparar para Copa do Brasil e Gre-Nal e minimizar os desgastes para os confrontos 28/02/23

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio viaja nesta terça-feira para Brasília em voo fretado e retornará poucas horas após a partida, na madrugada.

O Grêmio entrou na primeira semana de jogos decisivos no ano. Com partida eliminatória pela Copa do Brasil, o clube preparou uma logística especial com voo fretado, treino em Brasília e sem dia de folga até o clássico Gre-Nal do próximo domingo. Tudo para deixar os titulares sem tanto desgaste.

Grêmio usa logística para se preparar para Copa do Brasil e Gre-Nal e minimizar os desgastes
Foto: João Victor Teixeira

O Tricolor fará na manhã desta terça-feira a primeira viagem longa em 2023. Até então, se deslocou apenas de ônibus pelo interior do Rio Grande do Sul. Mas às 8h30 embarca em voo privado com previsão de chegada às 11h em Brasília.

Pelo turno da tarde, Renato irá comandar o último treino antes do jogo contra o Campinense, na quarta-feira, no CT do Brasiliense. O treinador definiu a equipe em Porto Alegre, na atividade de segunda-feira, e irá aproveitar o trabalho desta terça para ajustar os últimos detalhes.

As equipes se enfrentam às 20h, no estádio Mané Garrincha, e às 2h50 da madrugada de quinta-feira, os jogadores já embarcam de volta a Porto Alegre, com previsão de chegada às 5h20. Quando chegarem na capital gaúcha, os atletas vão direto para casa e se reapresentam à tarde no CT Luiz Carvalho.

A logística do Grêmio foi pensada para minimizar o desgaste dos jogadores, mas também para aproveitar o máximo de tempo nas preparações tanto do próximo duelo, que é eliminatório, quanto para o Gre-Nal.

Grêmio usa logística para se preparar para Copa do Brasil e Gre-Nal e minimizar os desgastes para os confrontos
 LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

– Grêmio tem que seguir no seu passo a passo. Temos a Copa do Brasil e depois clássico. Serão tratados separadamente. Temos compreensão que os desafios serão maiores – destacou o vice de futebol Paulo Caleffi.

Desde as outras passagens de Renato pelo Grêmio é normal o clube gaúcho fretar voos pré e pós jogos de mata-mata. Além disso, é comum também com o treinador o retorno de madrugada para já estar o mais rápido possível na estrutura do clube.

Grêmio usa logística para se preparar para Copa do Brasil e Gre-Nal e minimizar os desgastes para os confrontos
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Contra o Campinense, a equipe de Renato joga pelo empate para avançar à próxima fase da Copa do Brasil. O treinador irá levar a campo o time titular, mas mantém a dúvida se Ferreira volta ou se Vina permanece.

O Gre-Nal ainda não chegou a ser a pauta entre comissão técnica e jogadores. Por enquanto, o foco é na classificação da Copa, pelo ganho financeiro e os objetivos na temporada.

Mas esta preparação para o clássico já vai começar logo após o apito final no Mané Garrincha. Serão três dias de treinos para Renato preparar a equipe que irá enfrentar o Inter. Será o primeiro teste grande, contra o um adversário de Série A para ambas equipes na temporada.

Além do lado esquerdo de ataque do Grêmio, o treinador mantém a dúvida na lateral direita. A tendência é que seja mantida a sequência para João Pedro, mas contra o Novo Hamburgo o técnico o tirou no intervalo e colocou Thaciano. Além disso, Fábio treinou com bola na segunda-feira e pode ser novidade na delegação.