Marquinhos santos acredita o Grêmio acertou muito com essa contratação.
Pretendido pelo Imortal para reforçar a equipe em 2023, Vina é apontado como um meia-atacante que atua centralizado e pelas extremas, a ideia do técnico Renato é de aproveitar o meia atacante na ponta direita uma das posições mais carentes do tricolor no momento
O técnio tricolor acredita que com Vina terá um poder de marcação e força no ataque .
GZH entrevistou Marquinhos Santos, ex-treinador do atleta no Ceará e Coritiba, para compreender o posicionamento do possível novo reforço gremista. O profissional também projetou a provável parceria com o astro da equipe Luis Suárez.
Confira trechos da entrevista:
Marquinhos lançou o jogador no futebol profissional em 2012, no Coritiba, e também fez a lapidação no time sub-20. Conforme o técnico, ele consegue desempenhar o melhor futebol na zona central, porém, tem características para atuar pelas pontas.
— É um jogador talentoso, com excelente visão de jogo, passe e finalização. Como extrema, ele atua mais flutuando entre linhas, mas não é um jogador de drible e velocidade, atua mais como um meia ponta. No entanto, quando assumi o Ceará, o coloquei novamente como meia centralizado e ele voltou a ser umas das referências da equipe, com gols e assistências importantes — disse Marquinhos Santos.
A projeção é que Vina colabore com o Tricolor no calendário de competições da temporada. Sendo assim, o treinador projetou uma dobradinha com Luis Suárez.
— Encaixaria bem com o Suárez. São jogadores inteligentes e de qualidade técnica — afirmou.
Conheça mais sobre o Vina :
Vinícius Goes Barbosa de Souza, mais conhecido apenas como Vina
Revelado pelo Paraná onde atuou por apenas 6 jogos e marcou apenas 1 gol, Vinícius teve passagens por outros clubes do estado, como Coritiba e Atlético-PR onde ganhou 2 títulos Estaduais em 2012 pelo Coxa Branca e 2016 pelo Furacão. Mesmo conquistando os títulos, Vinícius não se destacou o suficiente e acabou sendo emprestado diversas vezes para clubes de menor expressão.
Após ter boa, porém curta passagem pelo Anápolis onde em uma temporada anotou 8 gols em 16 partidas foi para o Náutico onde teve boas atuações e acabou chamando atenção da diretoria do Fluminense onde chegou a disputar 39 partidas e marcou apenas 4 gols.
Após rodagens por diversos clubes no país, o meia voltou ao estado do Paraná para ter uma nova oportunidade no Atlético Paranaense no início de 2016, porém novamente não emplacou bons jogos e acabou voltando ao Timbu, em agosto de 2016, por empréstimo até o fim do ano.
Em 31 de maio de 2017, o Bahia contratou o meia até dezembro de 2018. Na sua primeira temporada Vinícius fez um ano irregular cheias de boas e más partidas e acabou sendo bastante criticado pela torcida tricolor.
Já em sua segunda temporada no clube, em 2018 o jogador somou bons jogos na Copa do Nordeste e Campeonato Estadual, se consagrando como o principal jogador do time no título do Campeonato Baiano de 2018 e ajudou a levar para decisão do Regional, onde acabou sendo derrotado pelo Sampaio Corrêa.
Vinícius deixou o Bahia ao fim de seu contrato com o clube em dezembro de 2018.
Em 10 de janeiro de 2019, Vinícius acertou com o Atlético Mineiro.
Pelo clube mineiro, Vinícius participou de 44 jogos e marcou 7 gols e, ao fim da temporada, foi negociado com o Ceará.
No dia 09 de janeiro de 2020, foi anunciado pelo Ceará para os próximos dois anos e já marcou três gols na temporada. Além de assinalar seis assistências, totalizando 9 participações para gols apenas no início da temporada.
No dia 15 de fevereiro, mesmo com a derrota do Ceará para o Fluminense por 3 a 1, Vina marcou o único gol da partida, se tornando o maior artilheiro do Ceará na Série A de pontos corridos, com 13 gols.
Ainda na temporada 2020, Vina conquistou o prêmio de maior quantidade de assistências no Campeonato Brasileiro Série A, além de ser o primeiro atleta da história do futebol cearense a ser relacionado para Seleção do Campeonato. Outra conquista dele nessa temporada foi o prêmio de melhor meia do campeonato, selecionado pela CBF, entidade máxima do futebol nacional.
Após uma temporada com bons números, Vina acabou despertando interesse em vários clubes, mesmo com sondagens, Vina acabou renovando o contrato até 2024 com o Ceará, ele será o atleta com o maior salário da história do futebol cearense.
Sendo eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 e melhor jogador da Copa do Nordeste, além de ter sido artilheiro da Copa do Nordeste, líder em assistências do Campeonato Brasileiro e líder em assistências da Copa do Brasil, o meia terminou a temporada com 23 gols e 19 assistências.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.