Uma análise profunda sobre a performance do Grêmio e a reação da torcida. Entenda o que está por trás da insatisfação e os próximos passos do Tricolor.
O Grêmio voltou a campo pelo Brasileirão e o cenário para a torcida, infelizmente, não mudou. Contra o Vasco em São Januário, o time gaúcho conseguiu um empate por 1 a 1, um ponto solitário após a pausa para o Mundial de Clubes. No entanto, o placar não reflete a fúria da arquibancada. A atuação da equipe foi, para muitos, um atestado de um futebol sem brilho, sem ideias. Lucas Freitas abriu o placar para o Vasco. Em um momento raro de sincronia, Gustavo Martins buscou o empate, mas isso não aplacou a ira dos gremistas.
Nas redes sociais, o desabafo foi geral. “É triste ter que depender de lapsos individuais para escapar de mais uma derrota. O time em conjunto não entrega absolutamente nada”, lamentou um torcedor. Outro foi ainda mais incisivo: “Que time horroroso, só não perdemos porque o Vasco é tão ruim quanto. Não tem jogada, não tem vontade. Esse elenco precisa ser reformulado do zero.” As críticas, que pipocavam de todos os lados, escancaravam a frustração com o trabalho de Mano Menezes e a postura da equipe em campo. Embora tenha demonstrado algum ímpeto ofensivo no início, especialmente com Kike Olivera e Braithwaite, o Grêmio cedeu a posse de bola ao Vasco (que chegou a ter 73%), uma prova cabal da postura defensiva e, para a torcida, excessivamente retraída.

Grêmio: O próximo desafio é na Sul-Americana
Com o empate, o tricolor chegou aos 17 pontos e segue na 12ª posição, correndo o risco de ser ultrapassado na tabela do Brasileirão. O Vasco, com 14 pontos, está um pouco abaixo, na 14ª colocação, também sob risco. Agora, o foco se volta para a Copa Sul-Americana. O Tricolor tem um desafio enorme pela frente: reverter uma desvantagem de 2 a 0 contra o Alianza Lima.
Será preciso mais do que um lampejo individual; o time de Mano Menezes precisará de uma mudança drástica de postura e, principalmente, de um futebol que convença. A pacioca da torcida tem limite, e a próxima partida pode ser um divisor de águas.

Sugestão de Aposta
Vasco e Grêmio chegam para o duelo em momentos conturbados. Ambas equipes chegam após serem derrotados na Sul-americana e pressionados por suas respectivas torcidas. Por isso, para esta partida que deve ser agitada, uma boa aposta é em mais de 4,5 cartões.
Veja mais noticias do Grêmio
- Desempenho apático do Grêmio irrita torcedores: “Time horroroso”
- Mano Menezes enfreta uma má fase no Grêmio, e o jogo na Arena pode ser decisivo
- Gestão da Arena do Grêmio surpreende com valores dos ingressos para o jogo de volta contra Alianza Lima
- Cristaldo perde vaga e Grêmio busca novo rumo no meio-campo na busca por reforços no mercado
- Grêmio fica no 1×1 com Vasco e se encaminha para 7 jogos sem vencer fora de casa
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.