Com ares de superação, as Gurias Gremistas venceram o Real Ariquemes, neste sábado (13), pela 10ª rodada do Brasileirão Feminino. Com gol nos minutos finais, o Tricolor segue em busca da classificação aos mata-matas. Rafa Levis, de pênalti, garantiu o triunfo. Momentaneamente, com 16 pontos, o time ocupa a sétima posição.
Para se garantir dentro do G-8, o Grêmio ainda torce por resultados paralelos. Cruzeiro ou São Paulo não podem vencer na rodada. O time de Minas Gerais enfrenta o Palmeiras, neste domingo, na Arena Barueri. Já o tricolor paulista encara o Flamengo, na segunda-feira, no Luso Brasileiro.
Com uma lista de 10 desfalques, envolvendo lesões e suspensão, o técnico Felipe Endres mandou a campo uma formação com: Vivi; Brito, Tuani e Pati Maldaner; Shashá, Jéssica Peña, Caty e Raissa Bahia; Agostina, Rafa Levis e Raquel Fernandes. O setor ofensivo foi um dos mais afetados pelas baixas. Na relação, o time tinha apenas uma lateral de origem, a Laís Giacomel, que começou no banco. Shashá, no lado direito, e Raíssa Bahia, na esquerda, atuaram improvisadas.
Nesta rodada, o clube precisou atuar no Estádio Passo D’Areia pois o campo do CT Hélio Dourado está passando por reformas. No gramado sintético, a etapa inicial foi de pouquíssimas finalizações. O Grêmio tinha maior presença no campo das adversárias, mas a forte marcação e erros no último passe impediam que as chances criadas se transformassem em conclusões.
Somente aos 25 minutos, veio a primeira chance efetiva. Após lançamento para dentro da grande área, Caty tentou o domínio, mas acabou caindo no gramado na disputa com a defensora. A bola sobrou para Agostina, que tentou o chute de perna esquerda, mas a bola saiu fraca.
O time de Rondônia tentou aproveitar a bola parada aos 34 minutos. Na cobrança de falta na intermediária, Amanda bateu direto, mas a goleira Vivi segurou firme, sem sustos. Antes do apito final, aos 43 minutos, as visitantes levaram perigo. Após o tiro de meta de Letícia, a zagueira Brito afastou mal e Maria Vitória aproveitou o lance, invadiu a grande área e bateu rasteiro. Vivi fez a defesa.
O segundo tempo começou apresentando uma expectativa melhor do que foi a etapa inicial. Aos 6 minutos, na ligação direta da goleira Letícia, Naiane venceu a marcação e arriscou o chute da entrada da grande área. Vivi foi decisiva na defesa para salvar o Grêmio.
O Tricolor tentou a resposta, apostando na jogada pela lateral do canto. Raissa Bahia recebeu no lado esquerdo, conseguiu vencer a marcação de Victória e cruzou para a pequena área, onde estava Agostina, que bateu forte, mas Letícia fez boa intervenção.
Aos 22 minutos, o técnico Felipe Endres promoveu a primeira modificação: Caty saiu para o ingresso de Cássia. Nos segundos iniciais em campo, a centroavante já balançou as redes, após receber o cruzamento de Jéssica Peña, pelo lado esquerdo. No entanto, o lance foi invalidado pela arbitragem.
O Grêmio seguia no ataque. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, Rafa Levis alçou a bola para dentro da pequena área e Brito conseguiu o desvio. A goleira Letícia apareceu para garantir mais uma defesa.
Precisando do resultado para voltar ao G-8, o treinador gremistas decidiu ir para o tudo ou nada. Aos 22 minutos, tirou a zagueira Brito para a entrada da atacante Dani Barão. Emmily Karla também ingressou no lugar de Raissa Bahia, aos 39.
Quando tudo parecia ser encaminhar para o 0 a 0, um pênalti mudou a história da partida. Após cobrança de falta de Rafa Levis, a bola bateu no braço de Nayra e o pênalti foi assinalado. A própria a camisa 10 gremista foi para cobrança. No dia de homenagens pelos 50 jogos, Rafa bateu com perfeição para garantir o gol que mantém viva a chance de classificação aos mata-matas, aos 42 minutos.
Antes do apito final, Agostina quase marcou um golaço. A argentina arrancou ainda no campo de defesa, driblou a marcação e bateu cruzado. O chute esbarrou no travessão.
Será justamente este fôlego que o time precisará ter até o restante da fase classificatória para poder garantir presença na próxima fase. Restam apenas quatro rodadas. O próximo compromisso será diante do Real Brasília, no sábado (20), fora de casa.
Ficha técnica
Grêmio x Real Ariquemes
Brasileirão Feminino — 13/5/2023 — 11ª rodada
GRÊMIO (1)
Vivi; Brito (Dani Barão, 32’/2º), Tuani e Pati Maldaner; Shashá, Jéssica Peña, Caty (Cássia, 22’/2º) e Raíssa Bahia (Emmily Karla, 39’/2º; Agostina, Rafa Levis e Raquel Fernandes. Técnico: Felipe Endres.
REAL ARIQUEMES (0)
Letícia; Victoria, Jaqueline (Graci, 34’/2º), Amanda e Monik; Martinha, Lira e Nayra; Naiane, Maria Vitória e Karol Lins. Técnico: Paulo Eduardo.
Gol: Rafa Levis, aos 42 minutos, do segundo tempo
Cartões amarelos: Caty e Shashá (G); Nayra e Martinha (R)
Cartão vermelho: Nayra (R)
Arbitragem: Jonathan Giovanella Vivian, auxiliado por Estefani da Rosa e Ariela Duarte.
Local: Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.