Grêmio: Volante de saída é a bomba de terça-feira 14 de fevereiro no Imortal.

grÊmio
Foto: Lucas Uebel

Grêmio aos poucos vai se despedindo e jovem talento

Jogador irá se reunir com o GrêmioGrêmio nesta quarta-feira para conversar sobre o futuro e em qual categoria retomará os trabalhos

Foto: Grêmio

A seleção brasileira sub-20 venceu no último domingo o Sul-Americano. Ronald, do Grêmio, esteve entre os jogadores utilizados pelo técnico Ramon Menezes. O volante já recebeu sondagens de clubes do exterior e terá uma conversa para definir seu futuro no Tricolor.
A participação na competição fez Ronald ganhar destaque e clubes de fora já fizeram consultas ao estafe do atleta. Mais especificamente, times da Inglaterra, Espanha e Itália buscaram informações a respeito do atleta.
Conforme apurou a reportagem do ge, Ronald deve treinar já nesta quarta-feira com o grupo principal, mas para completar o trabalho. A tendência é que depois retorne para o sub-20. Existe o entendimento também que há muitos volantes no elenco de Renato.

Foto: cbf

Em 2022, o jogador esteve no time de transição do Grêmio. Porém, a nova direção do clube extinguiu a equipe. Nesta quarta-feira, o Ronald e seu estafe se reunirão com dirigentes da base gremista para definir se seus próximos passos e espera ouvir uma espécie de plano de carreira a médio e longo prazo.

A vontade do atleta é de almejar um espaço no time profissional. Isso será conversado na reunião com o clube. Alguma tentativa de empréstimo por parte do estafe do jogador não está descartada. Internamente, a participação no Sul-Americano foi bem avaliada.

Dos nove jogos da Seleção no torneio, o jogador gremista foi titular e capitão em um e entrou ao longo dos 90 minutos nas outras oito partidas. Fez dois gols com a amerelinha, ambos de cabeça.

O volante de 20 anos está no Grêmio desde 2010 e seu vínculo com o clube gaúcho vai até final de 2025. Sua multa rescisória para times de fora do Brasil custa R$ 80 milhões. Seu irmão, Marcão, é um dos goleiros do time sub-20 do Tricolor.

Recentemente, o Grêmio liberou Campaz, Guilherme e Pedro Lucas, todos por empréstimo. Atualmente, o técnico conta com oito volantes no elenco, entre jogadores que podem fazer a primeira e segunda função.

Com uma vitória por 2 a 0 diante do Uruguai na noite do último domingo (12), o Brasil sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-20 pela primeira vez desde 2011. No geral, foi o 12º título da Seleção, principal vencedora do torneio. A conquista veio de forma invicta, com sete vitórias e dois empates, além de ter o melhor ataque (19) e a melhor defesa (4). No hexagonal final, a baliza brasileira foi vazada apenas uma vez.

RELACIONADAS Além do título, o Brasil também garantiu uma vaga no Mundial da categoria, que será disputado em maio deste ano, na Indonésia. A Seleção voltará a disputar o torneio após ficar de fora das duas últimas edições (2017 e 2019). Formado nas categorias de base do Grêmio, o volante Ronald foi um dos bons nomes do Brasil.
Mesmo sendo reserva, atuou em todos os jogos e marcou dois gols, ambos diante do Paraguai, sendo um no último jogo da primeira fase, quando foi titular e capitão, e o outro foi no confronto do hexagonal, a vitória que garantiu a Seleção no Mundial da categoria. Além dos gols, Ronald também se destacou na construção das jogadas e no controle da partida.

https://www.youtube.com/watch?v=0Rdc90_yHFE&ab_channel=Sports21

As boas atuações do volante reacenderam o interesse do futebol europeu. Em setembro de 2022, durante o quadrangular de Punta Del Este, times espanhóis já haviam sondado a situação de Ronald e, durante o Sul-Americano, além dos times da Espanha, equipes da Itália e da Inglaterra, também sondaram o staff do atleta e monitoram mais de perto sua situação.

Com contrato válido até o final de 2025 e uma multa estipulada em 80 milhões de Euros, Ronald inda tem seu futuro incerto no Grêmio, já que quando embarcou com a Seleção, não sabia se seria utilizado no sub-20 ou se seria promovido ao elenco profissional.