O jovem catarinense Igor Serrote, de 19 anos, está vivendo uma trajetória digna de um filme de superação no futebol. Após sua estreia como profissional pelo Grêmio contra o Botafogo, o atleta repetiu o bom desempenho e ainda contribuiu com uma assistência na vitória do time gaúcho sobre o Fortaleza. Agora, caso o planejamento da comissão técnica seja mantido, Igor poderá fazer seu primeiro jogo como titular na próxima quarta-feira (9), contra o Atlético-MG. O lateral é o próximo na linha sucessória da posição, já que João Pedro e Fabio estarão fora do confronto.
Igor está prestes a completar uma década no clube. Natural de Balneário Camboriú, ele chegou a Porto Alegre ainda criança, quando foi selecionado para as escolinhas do Grêmio. Desde então, ele trilhou seu caminho no Tricolor, passando pelas categorias de base desde o sub-10 até alcançar o elenco principal.

“Estrear contra o Botafogo foi um sonho realizado. Recebi outra oportunidade contra o Fortaleza e consegui dar uma assistência. Onde o Renato [Portaluppi] me colocar, estarei pronto para dar o meu melhor”, afirmou o lateral após a partida contra o Fortaleza.
Igor Serrote com um apelido herdado das categorias de base e um visual inconfundível
— um moicano pontudo, semelhante às lâminas de um serrote —, Igor também fez sucesso nas redes sociais, onde compartilha sua rotina de treinos e jogos. Com a hashtag #serroteneles, ele conquistou a torcida e mostrou seu talento. No início da carreira, atuava como ponta-direita e chegou a ser destaque na conquista do Efipan de Primavera Sub-11 em 2016, quando marcou dois gols na final de um Gre-Nal decisivo.

No entanto, devido às suas características físicas e técnicas, Igor foi adaptado à lateral-direita a partir do sub-14. A mudança foi acertada, já que o jogador se destacava pela velocidade e capacidade de marcação, embora sua finalização não fosse seu ponto forte. “Igor tem uma entrega em campo que contagia. Ele tem o espírito do Grêmio”, afirmou Francesco Barletta, coordenador técnico da base gremista.
Na parte defensiva, Igor desenvolveu habilidades importantes, como destacou Diego Martignoni, diretor da base do clube. “Ele tem um jogo aéreo diferenciado. É difícil vencê-lo nas bolas altas”, comentou.
Além da partida importante de quarta-feira, Igor vive outro grande momento em sua carreira: foi convocado para a seleção brasileira sub-20, com apresentação marcada para segunda-feira (7) na Granja Comary. No entanto, o Grêmio solicitou à CBF que liberasse o jogador para enfrentar o Atlético-MG. Marcelo Salles, que comandou a equipe gremista nas últimas partidas, elogiou a promessa: “O Grêmio tem um lateral promissor, que já foi convocado novamente para a Seleção.”

O treino desta segunda-feira (7) definirá a escalação titular para o confronto em Belo Horizonte. Além de Igor na lateral-direita, a equipe pode contar com o retorno de Marchesín no gol, e Jemerson e Rodrigo Ely como opções para a defesa.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.