Grêmio – Zinho e Rubens estrearam no profissional contra o São Luiz
Com dificuldade para contratar Michael, o Grêmio terá de encontrar soluções dentro do grupo atual de jogadores para suprir a carência na ponta direita. Neste cenário de escassez, Zinho e Rubens, jogadores criados nas categoria de base, podem receber novas chances por Renato Portaluppi. A janela de inscrição para o Gauchão se encerra nesta sexta-feira (24), dia em que o Tricolor recebe o Novo Hamburgo, na Arena, pela 9ª rodada.
A falta de um jogador afirmado na posição abre caminho para que Rubens e Zinho entrem na disputa.
Os dois jovens vindos do time sub-20 ganharam seus primeiros minutos como profissionais contra o São Luiz. A dupla de 19 anos foi para campo durante o segundo tempo do empate sem gols em Ijuí. A promessa é de que Renato dê mais oportunidades a eles.
— Acompanhei o Zinho na Copinha. Foi bem. Procurei dar oportunidade a ele. É um garoto que tem futuro. Estamos de olhos nestes meninos. Treinam conosco quase todos os dias. Vamos treinando e os lapidando para dar a oportunidade na hora certa — comentou o técnico após a partida em Ijuí.
Dos meninos que surgiram como opção após o jogo contra o São Luiz, Rubens é quem teria o encaixe mais fácil. Na base, o atacante atuava pelo lado direito. Zinho atuava pela esquerda. Mas por conta de suas características, na avaliação de técnicos que trabalharam com ele na base, o garoto não teria dificuldades de trocar de lado.
— Rubens é um jogador de lado de campo. É canhoto, preferencialmente joga pela direita e gosta de buscar o centro do campo. A principal característica dele é o drible. Controla bem a bola. O Zinho é um jogador destro e vinha atuando na base mais pelo lado esquerdo. Mas como ele é um jogador muito rápido, consegue buscar bem a linha de fundo. Finaliza muito forte — avaliou César Lopes, ex-técnico da transição do Grêmio.
Outra alternativa para sanar o problema nas pontas seria testar novamente jogadores que ainda não deram a resposta esperada na função. Bitello, que deve recuperar a titularidade de uma das posições na faixa central do campo — é o atual titular pelo lado direito. Campaz começou o Gauchão como titular, mas já foi negociado. Gabriel Silva e Thaciano também receberam oportunidades no setor, enquanto Everton Galdino e Gustavinho entraram durante as partidas.
Enquanto isso, a direção corre contra o tempo. O Al Hilal sinalizou que não aceitará o empréstimo de Michael enquanto o clube cumpre punição imposta pela Federação Saudita — o time está proibido de registrar novos jogadores até a próxima janela de transferências. A única possibilidade de liberação é em caso de venda.
Apesar do desejo de Michael de voltar a trabalhar com Renato, o preço solicitado pelos sauditas impede o Grêmio de avançar na contratação. O Al Hilal quer 8,5 milhões de euros, cerca de R$ 43 milhões, para liberar o ponta.
— É indispensável um jogador assim. Por isso, algumas vezes, temos dificuldades de entrar na área do adversário — justificou Renato.
Além da situação de Michael, um outro nome que contaria com a aprovação da comissão técnica é o de Alef Manga. O atacante do Coritiba tem quatro gols e uma assistência em oito jogos nesta temporada. Com nove gols e cinco assistências no último Brasileirão, o jogador de 28 anos ganhou destaque no mercado brasileiro. O bom rendimento fez com que a equipe paranaense comprasse 50% dos direitos econômicos do atleta junto ao Volta Redonda e ampliasse o contrato até o final de 2024. O valor de Alef Manga para o mercado brasileiro está na casa dos R$ 20 milhões.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.