FOTO: Richard Ducker/GREMIO FBPA

“Liberdade Cantou”: Jogadores do Grêmio absolvidos em julgamento pela ausência na premiação da Recopa Gaúcha pelo TJD-RS

Jogadores do Grêmio Absolvidos em Julgamento do TJD-RS pela Ausência na Premiação da Recopa Gaúcha

Os atletas do Grêmio foram considerados inocentes em julgamento realizado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) devido à ausência na cerimônia de premiação da Recopa Gaúcha.

Ausência na Premiação Gera Denúncia

No evento, a equipe tricolor não compareceu ao cerimonial, resultando na não recepção das medalhas de vice-campeão da competição estadual. O título ficou com o São Luiz. A denúncia do TJD-RS foi fundamentada no artigo 191, inciso III, que versa sobre “deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou específico, de competição”. A punição prevista poderia variar de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, com estipulação de prazo para cumprir a obrigação.

FOTO: Richard Ducker

Vice de Futebol Absolvido por Declarações

Além disso, o vice de futebol do Grêmio, Antônio Brum, que havia sido denunciado por declarações dadas após a vitória sobre o Guarany de Bagé, também foi inocentado. A denúncia foi baseada em uma entrevista concedida pelo dirigente após a partida, na qual expressou preocupação com manifestações da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), afirmando que o “campeonato não seria tirado do Grêmio na mão grande”.

FOTO: Richard Ducker/GREMIO FBPA

Durante o julgamento, foi revelado que a decisão de não participar da premiação ocorreu em virtude de uma confusão no final da partida, que resultou nas expulsões de Gustavo Martins e Lucas Hulk. Tanto o técnico Renato Portaluppi quanto Alexandre Mendes, após a vitória sobre o Guarany, corroboraram essa explicação. A atitude dos gremistas foi criticada pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman, ainda no mesmo dia.

FOTO: Richard Ducker/GREMIO FBPA