Grêmio – Jogos contra o Caxias serão disputados nos próximos sábados, dias 1º e 8 de abril
Passado o desgaste físico e emocional da classificação sobre o Ypiranga, o Grêmio se reapresentou nesta segunda (27) para dar início à preparação para as finais do Gauchão. O adversário será o Caxias, que eliminou o Inter nos pênaltis e se credenciou para as partidas agendadas para os dois próximos sábados: 1º e 8 de abril.
Com uma equipe que foi tomando forma ao longo da competição, o Tricolor chega às decisões com a melhor campanha, o melhor ataque e a melhor defesa. Não à toa, terá a vantagem de decidir o título na Arena, sendo o mandante do segundo e decisivo jogo. Mesmo assim, quais foram as lições tiradas até agora? Quais jogadores aprovaram e quais reprovaram?
— A avaliação do elenco vai ser feita internamente — declarou o vice-presidente de futebol Paulo Caleffi após a classificação. — O Grêmio teve suas dificuldades, mas em nenhum momento isso nos impossibilitou de praticar futebol, de desistir e de buscar a classificação, que era o nosso objetivo. Como referi lá em Erechim (após derrota no jogo de ida da semifinal), o Grêmio não estava morto. Estava bem vivo, e nós pudemos ver isso na Arena — concluiu.
Goleiros
Os pênaltis defendidos no último sábado (25), que levaram o clube à sexta final consecutiva de Estadual, chancelaram a escolha de Adriel como o novo titular da meta gremista.
Depois de encerrar a temporada passada como terceira opção, atrás de Brenno e Gabriel Grando, o jovem de 22 anos ganhou a posição na reta final da fase classificatória.
— O Brenno é um baita goleiro, mas o Adriel tem vantagem sobre eles porque sabe jogar com os pés. Principalmente nestes campos do Interior que a gente joga, é uma vantagem muito grande. Ele é do nível dos outros goleiros, mas tem essa qualidade a mais — explicou o técnico Renato Portaluppi.
Zagueiros
Expulso na derrota em Erechim, Kannemann teve de cumprir suspensão no duelo de volta contra o Ypiranga, em Porto Alegre. Agora, poderá retomar a titularidade sem sobressaltos, devolvendo Bruno Uvini ao banco de reservas.
Autor do segundo gol gremista no último sábado, que decretou a vitória por 2 a 1, Bruno Alves seguirá ocupando a outra vaga na defesa enquanto Geromel não volta aos trabalhos com bola.
Laterais
A lesão na coxa esquerda não tirou Fabio só dos confrontos com o Ypiranga, como também abriu brecha para que João Pedro mostrasse serviço outra vez. Assim, mesmo que o antigo titular se recupere a tempo das finais, a titular da lateral direita já não é mais unanimidade.
Do lado esquerdo, apesar de ter desperdiçado sua cobrança nas penalidades, Reinaldo segue à frente de Diogo Barbosa, um dos principais alvos de críticas da torcida.
Volantes
Convocados para as seleções do Uruguai e Paraguai, respectivamente, Carballo e Villasanti voltarão a tempo dos duelos com o Caxias. Como Pepê deverá seguir afastado por lesão muscular na coxa esquerda, ambos poderão formar a dupla de volantes.
Correndo por fora surge Thaciano que, escalado de forma mais recuada diante do Ypiranga, foi o autor do primeiro gol e realizou uma de suas melhores exibições com a camisa gremista. Porém, com uma proposta do Bahia em mãos, ainda tem o futuro indefinido na Arena.
Quem perde cada vez mais espaço é Thiago Santos. Nos pouco mais de 20 minutos que esteve em campo no último sábado, o jogador foi vaiado pelos torcedores, deflagrando o ambiente ruim que vive no Tricolor atualmente.
— O Thiago estava muito emocionado (após o jogo, no vestiário). Chamou a atenção e nós fizemos uma manifestação no sentido de dedicar a ele a classificação, e o grupo de jogadores o acolheu — detalhou o vice de futebol Paulo Caleffi.
Meias
A escassez de pontas fez com que Renato optasse por rechear o meio-campo. Após empurrar Bitello para uma função mais adiantada, o treinador adotou linha de três meio-campistas atrás do centroavante, escalando Vina pelo lado esquerdo e dando liberdade para que os atletas trocassem de posição entre si.
O sistema só foi desfeito quando o argentino Cristaldo teve diagnosticada uma lesão na coxa direita, que lhe deixa como dúvida para as finais. Quem não conseguiu entrar neste rodízio foi o jovem Gustavinho, trazido como reforço do América-MG.
— Eu gosto que meu time tenha a bola. Não adianta ter um jogador que faça o um contra um e ele não estar bem, não conseguir fazer as jogadas. Hoje em dia, o sistema que eu coloco na equipe do Grêmio, quanto mais a gente tiver a bola, menos vamos correr atrás do adversário e mais vamos cansá-lo — explicou Portaluppi.
Atacantes
Artilheiro gremista na temporada, com 10 gols (seis deles pelo Gauchão), Luis Suárez é a figura intocável no ataque. Contudo, não foi acompanhado nem de perto pelos parceiros de setor. Seja por limitações técnicas ou problemas físicos, Everton Galdino e Ferreira não conseguiram ganhar sequência ao lado do camisa 9 uruguaio, obrigando o treinador a encontrar novas alternativas no elenco.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.