FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Decisão errada de Luís Castro custa caro para o Grêmio e derrota liga sinal de alerta

Derrota para o São Paulo expõe fragilidades táticas, erros individuais e deixa números incômodos nas primeiras rodadas do Brasileirão

O Grêmio de Luís Castro saiu do MorumBIS com mais do que um 2 a 0 nas costas. Saiu com sinais preocupantes. Dominado pelo São Paulo na quarta-feira (11), o time de Luís Castro foi envolvido do início ao fim e poderia ter sofrido um placar ainda mais elástico. No recorte das três primeiras rodadas do Brasileirão, o cenário incomoda:

Ao todo, já são sete gols sofridos em apenas três jogos.

Decisão de Luís Castro cobra preço alto e derrota liga sinal de alerta no Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

De acordo com análise publicada por Zero Hora, a estratégia inicial foi um dos pontos determinantes para a derrota. Luís Castro optou por começar com Edenilson, mas a ideia não se sustentou em campo. O meia acabou substituído por Willian ainda no primeiro tempo, quando o placar marcava 1 a 0 para os paulistas. Na coletiva, o treinador assumiu a responsabilidade:

“Assumo por completo a responsabilidade da estratégia para o jogo. Como eles vão com dois avançados, dois centroavantes, tínhamos como objetivo juntar o Noriega aos centrais no momento ofensivo do São Paulo e entregar aquilo que era o corredor central ao Edenilson e ao Arthur, juntando um pouco mais os nossos pontas.” A proposta de “variação dos corredores” não funcionou. O Grêmio não conseguiu manter a posse e ficou exposto.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A situação ficou ainda mais delicada com a expulsão de Wagner Leonardo. Depois de uma primeira etapa insegura, o zagueiro agarrou Calleri para evitar um contra-ataque logo no primeiro lance do segundo tempo e recebeu o segundo amarelo. Com um homem a menos durante praticamente toda a etapa final, o plano traçado no intervalo foi desmontado. Luís Castro precisou mexer de forma emergencial, tirando Amuzu para a entrada de Gustavo Martins. O ataque perdeu força. O São Paulo se instalou no campo gremista.

Para completar, os erros individuais ampliaram o problema coletivo. A linha defensiva formada por Marlon, João Pedro, Balbuena e Wagner Leonardo esteve muito abaixo do esperado. No setor ofensivo, Carlos Vinícius, Tetê, Amuzu e Arthur pouco produziram. Faltou imposição. Faltou reação. E, acima de tudo, faltou consistência. O alerta está ligado no vestiário tricolor.

Foto: Jota Erre/AGIF

LEIA TAMBÉM: