Grêmio “Que situação que estamos” Mesmo com Suárez, Grêmio tem 30 gols a menos que o Fortaleza no ano

FOTO: LUCAS UEBEL

Grêmio enfrenta na tarde de domingo o Fortaleza, melhor ataque do Brasil na temporada. Apesar de Suárez ser o artilheiro da equipe e um dos principais nomes no país para a posição, o adversário tem média melhor neste quesito. Por outro lado, o uruguaio tem melhor média que Galhardo, o goleador do Leão do Pici.

“Que situação que estamos” Mesmo com Suárez, Grêmio tem 30 gols a menos que o Fortaleza no ano
 Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato poderá contar com o retorno do seu goleador para esta rodada do Brasileirão. Luisito foi poupado contra o Palmeiras por conta do desgaste físico. Mas agora está pronto para a sequência de jogos em casa e irá em busca do seu segundo gol na competição.

Desde que chegou em Porto Alegre, Suárez tem 12 gols e cinco assistências com a camisa gremista em 20 jogos disputados no ano. No entanto, um dos principais nomes do futebol brasileiro na atualidade, o centroavante marcou apenas uma vez no Brasileirão, no empate com o Bragantino.

Contra o Fortaleza, o camisa tenta aumentar o número na competição nacional e tentar diminuir a distância dos números do ataque do time gaúcho para o adversário. A equipe de Vojvoda é a que mais balançou a rede em 2023 entre os clubes da Série A.

“Que situação que estamos” Mesmo com Suárez, Grêmio tem 30 gols a menos que o Fortaleza no ano
FOTO: LUCAS UEBEL Grêmio

O Leão do Pici tem 76 gols em 33 partidas disputadas entre Cearense, Copa do Nordeste, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana, com média de 2,3 gols por jogo. O Grêmio balançou a rede 46 vezes em 25 jogos, média de 1,84, em duelos de Gauchão, Recopa Gaúcha, Copa do Brasil e Brasileiro.

O principal artilheiro do Fortaleza no ano é Thiago Galhardo. O atacante tem 13 gols e três assistências em 29 partidas disputadas, com média de 0,44 gol por jogo. Suárez tem um gol a menos, mas atuou em nove jogos a menos, com média maior, de 0,6 gol por partida.

No Brasileiro, o Fortaleza também tem números melhores, embora próximos. São nove gols em cinco jogos e sofreu apenas quatro, saldo de cinco gols. Já o Tricolor marcou sete e foi vazado nove vezes, saldo negativo de dois.

O desafio também significa um tabu. O Grêmio tenta voltar a vencer o Fortaleza depois de quase quatro anos. O Tricolor não bate o Leão do Pici desde o dia 8 de junho de 2019, pela 8ª rodada do Brasileirão. Na época, o atacante Pepê fez o gol da vitória por 1 a 0. Desde então foram cinco duelos entre os dois clubes, com duas derrotas gremista e três empates.

Para melhorar o número, além da volta de Suárez, Renato conta também com um reforço no meio-campo. Pepê volta a ficar à disposição após se recuperar de lesão muscular. O volante não atua desde o dia 19 de março, no jogo de ida da semifinal Gauchão, contra o Ypiranga.

Pepê e Luisito fizeram 12 jogos juntos e o atacante fez 10 gols e deu quatro assistências. Sem a presença do volante, o centroavante fez oito partidas, marcou duas vezes e deu uma assistência.

Na manhã deste sábado Renato comanda o último treino visando a partida deste domingo. Grêmio recebe o Fortaleza em casa, a partir das 16h, pela sexta rodada do Brasileiro.

“Que situação que estamos” Mesmo com Suárez, Grêmio tem 30 gols a menos que o Fortaleza no ano
FOTO: LUCAS UEBEL Grêmio