Escalação do Grêmio: Renato Gaúcho faz mudanças e tira Cristaldo e +1 do time titular

Cristaldo. Foto: Anselmo Cunha/Agência RBS

O Grêmio segue a preparação para o importante confronto contra o Botafogo, neste domingo, e o técnico Renato Portaluppi deve promover mudanças estratégicas na equipe, visando tanto o ajuste defensivo quanto o equilíbrio no meio-campo. Entre as novidades no elenco, Walter Kannemann voltou aos treinos nesta quinta-feira e poderá reforçar o sistema defensivo no duelo contra o líder do Brasileirão.

Monsalve. Foto: Guilherme Testa

A principal dúvida de Renato está no meio-campo. Cristaldo, que tem sido titular, pode perder sua vaga para o colombiano Monsalve, que apresenta uma regularidade maior nas últimas partidas. A decisão do treinador visa reforçar a marcação, uma vez que o Grêmio deve enfrentar um Botafogo que busca retomar a confiança após uma série de resultados abaixo do esperado.

Ausência de Pavón abre espaço para alternativas no Grêmio

No ataque, a ausência de Pavón, que segue no departamento médico por conta de uma lesão muscular, abre espaço para alternativas no setor ofensivo. Renato estuda as opções e não descarta surpresas. Entre os nomes que podem aparecer, Aravena e Nathan Fernandes são os principais cotados. Este último tem sido pouco utilizado, mas pode receber uma oportunidade diante das circunstâncias.

Monsalve. Foto: Lucas Uebel

“Eu coloco um jogador como o Franco ou o Miguel para correr 70 metros atrás do lateral e eles não aguentam. Eles não têm essa característica”, explicou Renato, ao comentar sobre a dificuldade de adaptar alguns atletas ao esquema tático que exige maior recomposição defensiva.

Enquanto isso, o Grêmio ainda sofre com desfalques importantes. Renato e o atacante Diego Costa seguem cumprindo suspensão e não estarão presentes na partida em Brasília. O atacante retorna no próximo jogo contra o Fortaleza, mas o comandante ainda ficará de fora do banco de reservas por mais tempo.

Cristaldo. Foto: Lucas Uebel

O time titular que enfrenta o Botafogo deve ter algumas dúvidas, mas a provável escalação é: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Edenílson (ou Pepê), Monsalve (ou Cristaldo), Soteldo e Braithwaite.