Grêmio encerra rodada na 5ª posição do Brasileirão e terá seis retornos para pegar o Cruzeiro pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
O Grêmio manteve o embalo no Brasileirão ao vencer o Athletico e saiu de Curitiba com boas notícias. Além dos três pontos, Renato viu a consolidação do esquema com três zagueiros, ganhou confiança e peças para enfrentar o Cruzeiro pela Copa do Brasil. Seis titulares, entre eles Suárez, retornam para quarta-feira.
O desempenho na Arena da Baixada surpreendeu. O time misto enfrentou de igual para igual os titulares do Furacão, controlou o jogo, soube segurar o ímpeto do rival e levou perigo nas escapadas. O resultado levou o Tricolor para a 5ª posição no Campeonato Brasileiro, com 14 pontos, atrás do Atlético-MG pelo saldo de gols.
Com dois triunfos seguidos na competição, o Grêmio abre a semana com moral para o duelo decisivo com o Cruzeiro pela Copa do Brasil. A formação com três defensores tem variações, ora com linha de cinco atrás, ora com liberdade para os alas. Os meias chegam à frente com frequência.
A ideia que havia sido implementada contra o Palmeiras começou com imagem ruim pela goleada sofrida no Allianz Parque. Porém, o sistema foi retomado no Gre-Nal e surtiu efeito. Consolidado no pensamento de Renato, o esquema será mantido no Mineirão.
O comandante também ganhou opções para tentar mudar o panorama dos jogos. A principal delas é Cuiabano. O lateral atuou como ponta, foi bem e coroado com gol. Os garotos Gustavo Martins, Mila e Nathan Fernandes, que estreou no time principal, ganharam chance e não comprometeram. João Pedro voltou após se recuperar de lesão.
– Apesar do pouco tempo para treinar, buscamos aproveitar ao máximo. Treino a parte tática e mostro vídeo. Jogamos dois jogos seguidos e já melhoramos bastante. Importante defender com linha de cinco para evitar que eles possam fazer jogadas pelos lados. Temos evitado e tem dado certo. Com três zagueiros, ganhamos na bola área, tanto defensiva quanto ofensiva – explicou Renato.
Além disso, algumas das principais peças foram preservadas e tiveram tempo para descansar. Casos de Suárez, Bitello e Carballo, que sequer viajaram ao Paraná, e Cristaldo e Gabriel Grando, que não saíram do banco na vitória sobre o Athletico. Eles completarão 10 dias sem jogar até entrarem em campo no Mineirão.
O Grêmio abrirá a semana decisiva com treinamento na tarde desta segunda-feira no CT Luiz Carvalho. A viagem para Belo Horizonte acontece na terça, e o confronto diante do Cruzeiro ocorre às 20h de quarta. Após empate em 1 a 1 na ida, na Arena, o Tricolor precisa de qualquer vitória para garantir a classificação.
O momento é positivo, com quatro jogos de invencibilidade após um período instável sem vitórias e más atuações. O ânimo da equipe se elevou com as duas vitórias seguidas e aumenta a confiança por uma vitória em solo mineiro e seguimento na milionária Copa do Brasil.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.