O Aguardado Retorno de Pedro Geromel: A Liderança que o Grêmio Precisa

Onde está Pedro Geromel? Essa é a pergunta que sempre surge quando um zagueiro titular do Grêmio fica de fora. Há oito longos meses, o ídolo gremista não pisa nos gramados devido a uma cirurgia no joelho que teve complicações inesperadas. Enquanto a torcida aguarda ansiosamente pela sua volta, o técnico Renato Portaluppi tem que lidar com mais ausências na próxima partida do Brasileirão contra o América-MG.

Lucas Uebel / Grêmio

Desta vez, serão Bruno Uvini e Kannemann que não poderão entrar em campo. Renato terá que fazer alterações táticas novamente, podendo escolher entre Gustavo Martins e Natã, ou optar por apenas um deles ao lado de Bruno Alves. O Grêmio ainda não tem uma data definitiva para contar com Pedro Geromel novamente.

No momento, Geromel está liberado para realizar trabalhos físicos na academia e no gramado do CT Luiz Carvalho, mas ainda não pode participar das atividades com bola. Essa é apenas uma das etapas do processo de recuperação. A próxima fase será voltar a treinar com seus companheiros sob a supervisão da equipe de preparação física. Levando em consideração sua idade avançada (ele completará 38 anos em setembro) e as inúmeras vezes em que jogou lesionado, principalmente na Série B do ano passado, seu retorno está sendo tratado com extrema cautela pelo Tricolor.

Sem prazo definido para o Retorno

Sem um prazo definido para o retorno, a direção do Grêmio confia na liderança de Geromel para as fases decisivas da Copa do Brasil e do Brasileirão. O time está atualmente nas quartas de final da competição de mata-mata e enfrentará o Bahia em julho. Já o Campeonato Brasileiro está em sua fase inicial.

Paulo Caleffi, vice-presidente de futebol, elogia a evolução considerável de Geromel e acredita que sua capacidade técnica e liderança serão fundamentais nas competições em andamento. No entanto, o último jogo em que Geromel participou foi em outubro do ano passado, quando o Grêmio venceu o Náutico e garantiu sua volta à Série A do Brasileirão. Desde então, ele passou por uma cirurgia, esperava-se seu retorno em dois meses, mas uma lesão óssea no mesmo joelho atrasou seus planos.

Lucas Uebel/Grêmio

A frustação de Geromel

Geromel expressou sua frustração em maio, durante uma coletiva de imprensa convocada para explicar sua longa ausência. Ele se sente fisicamente bem, mas sabe que ainda não está 100% recuperado e terá que esperar um pouco mais para voltar aos gramados. Enquanto isso, ele continuará sob os cuidados do departamento médico.

Em 2022, Geromel alcançou as metas estipuladas em seu contrato e estendeu seu vínculo com o Grêmio até o final de 2023. Ele está determinado a encerrar sua carreira no clube que o considera um ídolo. A torcida gremista aguarda ansiosamente pelo retorno desse defensor excepcional, cuja liderança e habilidades técnicas são de valor inestimável para a equipe.

Lucas Uebel / Grêmio