Grêmio tem pior atuação no ano e ainda cria um problema para a sequência do Brasileiro

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio fica atrás do placar durante boa parte do jogo, precisa correr e se desgasta ao não aproveitar vantagem aberta na primeira partida. Time perde 100% na Arena no ano

O Grêmio não viveu uma boa noite de Copa do Brasil, apesar do empate em 1 a 1 com o ABC e da classificação. A equipe correu riscos com uma sonolenta pior atuação do ano, aumentou o desgaste para a sequência do Brasileiro e perdeu o 100% de aproveitamento em casa.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O título de “pior jogo” foi dado pelo próprio treinador após a partida. E não é para menos. O gol de empate de Galdino saiu aos 47 minutos do segundo tempo e salvou o time da derrota em um momento que estava mais perto de sofrer o segundo gol e acabar na decisão por pênaltis.

O técnico Renato Portaluppi fez apenas três preservações contra um time que tinha apenas quatro titulares da última partida em campo. Sem Kannemann, Vina e Lucas Silva, o técnico optou pelas entradas de Bruno Uvini, Zinho e Darlan.

A ideia inicial era fazer uma vantagem ainda no primeiro tempo para na etapa final poupar jogadores com as cinco trocas possíveis. Porém, os jogadores entraram em campo um tanto quanto “sonolentos”.

O gol de Matheus Anjos evidencia uma falta de atenção na marcação por parte do Grêmio, que deu liberdade para o atacante entrar na área para finalizar. Eram sete jogadores gremistas no campo defensivo contra só três do ABC. Mas a frouxidão na marcação falou mais alto.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

No segundo tempo, o técnico começou a promover modificações no time. Mas não com o intuito de poupar o time, e sim em evitar riscos ainda maiores. A entrada de Vina, com BItello no lado direito, deixou o Tricolor mais criativo e com mais oportunidades.

– Hoje foi a pior atuação do Grêmio sob meu comando, não fizemos nada certo. Marcamos longe, o adversário foi crescendo, achou o gol. Falei que o jogo era perigoso. Poderia se tornar fácil se a gente entrasse determinado. Alguns jogadores sentaram no placar, o que não poderia acontecer – reclamou Renato .

Com este empate contra o ABC, o Grêmio perdeu o 100% de aproveitamento em casa na temporada. A equipe vinha de nove vitórias consecutivas na Arena no ano. A último derrota dentro do seu estádio foi no dia 26 de agosto do ano passado, quando perdeu para o Ituano pela Série B.

Mas outra consequência que a partida desta quinta trouxe é o desgaste para o compromisso do Brasileirão. A intenção de Renato era aumentar a vantagem ainda no primeiro tempo para preservar mais jogadores na etapa final usando as substituições.

No entanto, como estava atrás do placar, precisou manter jogadores importantes. Cristaldo jogou quase os 90 minutos, Suárez não saiu e Bitello também permaneceu durante o jogo todo.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

– Meu planejamento era poupar os três no inicio e depois outros cinco, se tivesse com o placar na frente. Essa foi minha bronca no vestiário. Além de não estar jogando nada, o planejamento foi por água abaixo, porque houve jogadores que se desgastaram – explicou o treinador.

A equipe se reapresenta nesta sexta-feira, mas no sábado já viaja para Cuiabá, no Mato Grosso, onde enfrenta o Dourado no domingo, pela terceira rodada do Brasileirão. O voo fretado minimiza o cansaço, mas o deslocamento interfere na recuperação dos jogadores.

Contra o ABC, Fábio e Gustavo Martins voltaram a ficar à disposição e são acréscimos no elenco. Para o jogo contra Cuiabá, outras novidades são improváveis. Porém, o comandante deve ter um grupo mais reforçado contra o Bragantino.

O Grêmio se reapresenta na tarde desta sexta-feira. No sábado de manhã faz o último treino antes da viagem. A partida contra o Cuiabá acontece às 18h30 do domingo, na Arena Pantanal.