Grêmio: Kannemann, Villasanti e Carballo serão desfalques certos, mas Tricolor pode ficar também sem Cristaldo e Pepê
O Grêmio abriu a semana com alguns problemas a serem resolvidos para o jogo de volta da semifinal do Gauchão. O setor do meio-campo será quebra-cabeça para Renato, pois Villasanti e Carballo são desfalques certos, além de mais dois titulares que correm o risco de ficarem fora do duelo com o Ypiranga no próximo sábado. No total, podem ser seis titulares fora da partida.
O treino foi só com reservas e garotos da base na segunda-feira. Portanto, Renato começará, de fato, a preparar a equipe para o duelo com o Ypiranga nesta terça, já com alguns titulares à disposição no trabalho.
A dupla convocada pela seleção do Uruguai e do Paraguai já não estará no CT Luiz Carvalho durante esta semana. Pepê deixou a partida com dores na região posterior da coxa esquerda e Cristaldo precisou ser cortado antes da bola rolar por desconforto no adutor da coxa direita.
No entanto, o Grêmio já avisou que não irá divulgar nenhum boletim médico até o jogo. Fábio também saiu ainda no primeiro tempo da derrota com problema muscular. Na sexta, o técnico Renato concederá entrevista e falará sobre o assunto.
Além de não confirmar as situações clínicas, os três treinos antes da partida serão sem o acesso para a imprensa.
– Problemas estão aí para serem resolvidos. São muitos problemas. Mas o grupo do Grêmio é bom e durante a semana vou achar as soluções. Não sabia que iria aparecer tantos problemas em um momento importante, mas faz parte. Vou encontrar a escalação ideal para superar o adversário – afirmou Renato após a derrota para o Ypiranga.
Com estes problemas na mesa, Renato se depara com um quebra-cabeça para montar no meio-campo gremista. O cenário aponta para a titularidade de Thiago Santos.
Normalmente o camisa 5 é utilizado pelo treinador no decorrer dos jogos. Na atual temporada, o volante já entrou em campo nove vezes, sendo apenas um como titular, no empate em 0 a 0 com o São Luiz.
A principal dúvida é quem atuará ao lado de Thiago. Se Pepê tiver condições, vai para o jogo e mantém a estrutura do time. Caso contrário, Renato tem a opção de recuar Bitello. As alternativas seriam Lucas Silva e Darlan, muito menos utilizados no ano.
Outro ponto de interrogação é Cristaldo. No último sábado, na véspera da partida, o argentino sentiu desconforto muscular. Viajou com a delegação, mas não teve condições de atuar no Colosso da Lagoa.
Se Cristaldo não tiver condições, Renato poderá usar Vina centralizado e colocar Ferreira no lado esquerdo do ataque. O restante da formação dependeria da presença de Pepê.
Com o volante fora e o meia disponível, Renato poderia mudar Vina para o lado direito, com Cristaldo centralizado e Ferreira na esquerda. Na abertura do meio-campo, Thiago Santos e Bitello, já que neste contexto Pepê não vai para a partida.
Se Pepê estiver à disposição, mas Cristaldo for desfalque, Bitello permanece pela direita, com Vina centralizado e Ferreira no lado esquerdo. Thiago Santos completaria o meio com o camisa 23.
A pior circunstância para Renato escalar a equipe será com as três dúvidas fora do jogo. Isso significa um time sem Fábio, Cristaldo e Pepê. Na zaga, Kannemann foi expulso e cumpre suspensão no fim de semana.
Nesta terça-feira, o treino será com os portões abertos. Porém, improvável que os jogadores com algum tipo de problema físico apareçam no gramado nesta manhã.
Aconteceu o mesmo após o Gre-Nal, quando Villasanti teve desconforto muscular. Na semana seguinte, o paraguaio ficou cerca de três dias sem treinar. A mesma conduta pode ser utilizada agora.
Renato terá até sexta-feira para preparar a equipe que entrará em campo no próximo sábado, quando o Grêmio recebe o Ypiranga pelo jogo de volta da semifinal do Gauchão. O Tricolor precisa vencer por dois gols ou mais de diferente para seguir. Vitória simples leva a decisão para os pênaltis. Empate classifica o Ypiranga.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.