Grêmio venceu os dois últimos jogos após troca do sistema 4-2-3-1 para o 3-4-3
O Grêmio voltou de Curitiba com mais do que os três pontos da vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão. O modelo de jogo, após o fracasso contra o Palmeiras e a retomada no Gre-Nal, se afirmou na partida de sábado (27), na grama sintética da Arena da Baixada.
Mesmo com um escalação formada na maioria por reservas, o esquema com três zagueiros e três atacantes mostrou ser capaz de devolver velocidade e intensidade ao time. Antes de focar na Copa do Brasil neste quarta (31), contra o Cruzeiro, o time chegou aos 14 pontos no Brasileirão e terminou a rodada em quinto, dentro do G-6.
As duas vitórias consecutivas desde a implementação do novo esquema, na avaliação de Renato, mostram uma reinvenção do Grêmio. Mesmo sem os pontas de velocidade, o técnico encontrou uma solução tática para manter o time competitivo. O crescimento na tabela comprova a evolução da equipe na opinião do técnico.
— Demos um salto importante na tabela. Fizemos nossa parte. O jogador precisa estar preparado. Muitos acharam que jogaríamos para nos defender. Defendemos, mas também atacamos o adversário. Jogar com três zagueiros pode ser mais ofensivo. Tenho reinventado o esquema e tem dado certo. Os dois últimos jogos foram assim — comentou Renato, em sua entrevista coletiva.
Destaque na vitória sobre o Athletico-PR como autor do gol da vitória, Bruno Uvini afirmou que as dificuldades no Brasileirão foram tema de conversa entre os jogadores na última semana, mas que o grupo soube absorver as críticas e encontrar mobilização para alcançar a recuperação rápida na competição.
— Tem que jogar o Brasileirão como ele pede. Ganhar fora da casa é muito difícil. Ter que ser copeiro e se doar — disse o zagueiro, que dedicou o gol para a mãe em tratamento de câncer.
Uma das mudanças de sábado, no entanto, não será mantida para quarta-feira. Renato confirmou que Gabriel Grando retomará a condição de titular no gol para enfrentar o Cruzeiro. Adriel, atuação elogiada em Curitiba, voltará a ser reserva.
— Quem vai jogar na quarta é o Gabriel Grando. Estava decidido. Adriel foi bem. Grando não saiu por falhar, apenas foi poupado. Hoje era importante dar ritmo ao Adriel — explicou.
Cuiabano, outra surpresa na escalação do Grêmio no Paraná, também retornará ao banco de reservas contra o Cruzeiro. Mas o lateral de origem ganhou pontos com a comissão técnica. Ao lado de Galdino, o jovem cumpriu uma função mais ofensiva e se credenciou a virar alternativa para o ataque nos próximos jogos. É o mesmo caso de Nathan Fernandes, de apenas 18 anos. O jovem fez sua estreia como profissional no sábado.
— Não tenho medo de lançar os garotos. Quero lapidá-los para os soltar aos poucos. É importante ter esse tipo de jovem na base. São jogadores com um futuro brilhante. Vamos os colocando aos poucos. É importante para o clube também para uma futura venda — reconheceu Renato.
De folga no domingo (28), o Grêmio terá os treinos de segunda (29) e terça (30) para ajustar os últimos detalhes antes da viagem a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro na quarta. Após o empate em 1 a 1 na Arena, quem vencer avança às quartas de final da Copa do Brasil. Em caso de novo empate, a disputa será decidida nos pênaltis. Renato terá os reforços de Luis Suárez, Bitello, Kannemann, Carballo e Cristaldo, que não atuaram contra o Athletico-PR.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.