Renato! surpreende e adota estratégia ofensiva com linha de quatro na defesa para o jogo de logo mais ás 16h!

Renato adota nova estratégia

Retomada do Brasileirão após a data Fifa marcou a volta de Renato Portaluppi ao sistema com dois zagueiros. Com Kannemann e Bruno Uvini suspensos, os garotos Gustavo Martins, Natã e Viery eram as alternativas para a defesa. Renato optou por escalar Gustavo Martins ao lado de Bruno Alves, voltando a formar o time com uma linha de quatro defensores. Essa opção permitiu a permanência de Cuiabano com o retorno de Reinaldo, sem precisar substituir Cristaldo. O Grêmio teve João Pedro e Reinaldo nas laterais, com Bitello e Cuiabano atuando como os homens de lado à frente deles, no esquema tático 4-2-3-1.

Renato surpreende com mudanças táticas e Grêmio adota postura ofensiva para virar o jogo com linha de quatro na defesa
Lucas Uebel / Renato/ Divulgação

O Grêmio teve mais posse de bola e propôs o jogo na Arena. O América-MG, no entanto, não se limitou apenas a defender e tentou chegar ao gol com poucos toques após retomar a bola. O primeiro tempo foi equilibrado, com as duas equipes criando chances. O América-MG abriu o placar com Danilo Avelar em um escanteio em que Cuiabano falhou na marcação e Brenno não saiu em uma bola em que poderia ter saído.

Como o Grêmio iniciou o jogo:

Renato surpreende com mudanças táticas e Grêmio adota postura ofensiva para virar o jogo com linha de quatro na defesa
renato

Em desvantagem, o Grêmio pressionou em busca do empate, com Suárez como destaque. O uruguaio se movimentou constantemente para receber passes na entrelinha mineira e deu a assistência para Bitello marcar o gol de empate, aproveitando a falha do goleiro do América-MG.

O técnico do América-MG fez uma substituição defensiva

No intervalo, o técnico do América-MG fez uma substituição defensiva, colocando um zagueiro no lugar de um atacante. O Grêmio, por sua vez, fez uma mudança no ataque, tirando Mina para a entrada de Vina, mudando Bitello para o meio-campo. Depois, Nathan entrou no lugar de Cuiabano. O Grêmio adotou uma postura mais ofensiva no segundo tempo, buscando a virada.

Como o Grêmio terminou o jogo:

Renato surpreende com mudanças táticas e Grêmio adota postura ofensiva para virar o jogo com linha de quatro na defesa
Renato

Com um posicionamento mais centralizado, os jogadores do meio-campo e o volante Villasanti tiveram a tarefa de ocupar a área. Foi nesse contexto que saiu o segundo gol do Grêmio, com Suárez armando a jogada, Reinaldo cruzando e Villasanti marcando. Suárez também recebeu um passe de Reinaldo e marcou o terceiro gol, garantindo a vitória por 3 a 1.

No total, o Grêmio teve 22 finalizações, sendo 9 no alvo, e 72% de posse de bola. No segundo tempo, o Grêmio teve 76% de posse de bola, finalizando 13 vezes, sendo 7 no gol. O América-MG não acertou o alvo no segundo tempo, tendo apenas 3 tentativas de chute fora do gol.

Os números do jogo foram os seguintes:

  • Posse de bola: Grêmio 76% x 24% América-MG
  • Finalizações: Grêmio 22 x 8 América-MG
  • Finalizações no alvo: Grêmio 9 x 2 América-MG
  • Passes: Grêmio 730 x 280 América-MG
  • Jogador com mais finalizações: Suárez (6)
  • Jogador com mais passes na partida: Villasanti (88)
  • Jogadores com mais desarmes: Villasanti e Emmanuel Martínez (4)